RenovaCalc mede eficiência ambiental de biocombustíveis

RenovaCalc mede eficiência ambiental de biocombustíveis. Trata-se de uma ferramenta que ajudará na definição dos créditos de descarbonização firmados no RenovaBio, programa de incentivo aos biocombustíveis.

RenovaCalc mede eficiência ambiental de biocombustíveis A RenovaCalc ajudará na definição dos créditos de descarbonização firmados no RenovaBio


"Garantir a eficiência ambiental dos biocombustíveis é de suma importância para o setor. Dessa forma, sua consolidação no mercado nacional será ainda mais fortalecida, o que impulsionará o uso de combustíveis renováveis no país", afirma Nagashi Tominaga, professor do Curso a Distância CPT Cultivo de Pinhão-Manso para Produção de Biodiesel em Livro+DVD e Online. Para isso, foi desenvolvida pela Embrapa a RenovaCalc.

Trata-se de uma ferramenta que ajudará na definição dos créditos de descarbonização firmados no RenovaBio, programa de incentivo aos biocombustíveis. Embasada na ACV - Avaliação de Ciclo de Vida, a metodologia considera todo processo de produção dos combustíveis renováveis. Para que surta bons resultados, a sistemática considera as "pegadas de carbono do berço ao túmulo", ressalta Marcelo Moreira, um dos criadores da ferramenta.

Segundo Moreira, no caso dos biocombustíveis, as emissões de gases estufa, ou seja, pegadas de carbono, apresentam níveis bem menores quando comparados aos combustíveis fósseis (petróleo e diesel). Em geral, a eficiência ambiental é medida em gramas de CO2 equivalente por megajoule. Mas a RenovaCalc permite converter esse valor em gramas de CO2 equivalente por litro de etanol.

Ao seguir os princípios da Análise de Ciclo de Vida e analisar as informações dos produtores, a RenovaCalc é capaz de estabelecer uma nota de eficiência. Por meio dela, "é possível gerar os CBios - Certificados de Biocombustíveis, a serem negociados no mercado. De acordo com Marcelo Morandi, chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, vários representantes do setor de biocombustíveis já tiveram acesso à RenovaCalc.

Mas a ferramenta também será analisada pela ANP - Agência Nacional do Petróleo, junto a importantes instruções da RenovaBio, para que, posteriormente, seja submetida à consulta pública. O objetivo é que a calculadora seja disponibilizada em plataforma online, como facilitadora do fornecimento de dados, tendo em vista o seu embasamento na avaliação de ciclo de vida.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Biocombutíveis.

Fonte: revistagloborural.globo.com

Administrador 17-04-2018 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.