Produção de biocombustíveis pode aumentar sem afetar o plantio de alimentos

Biomassa pode fornecer 20% da energia mundial, sem ampliar as áreas já utilizada pela agricultura

Um estudo publicado pelo Centro de Pesquisas do Reino Unido relata que há possibilidade de se produzir 1/5 da energia consumida no mundo com biomassa sem causar danos à produção de alimentos.

Rafhael Slade, pesquisador do Imperial College, de Londres, usando como base dados de pesquisas promovidas no mundo todo, afirmou que "Prover até um quinto da energia global com biomassa é uma ambição razoável se fizermos o melhor uso dos resíduos agrícolas, do material que sobra das culturas". Slade usa o bagaço de cana-de-açúcar como exemplo, pois ele pode gerar açúcar e energia.

Para atingir esta produção, será necessário um estudo de formas para aumentar a produtividade das plantações e, ainda, apoio dos governos às pesquisas, que dependem de grandes financiamentos. As mudanças ocorridas nas dietas das pessoas que vivem em países em desenvolvimento são vistas como um desafio pelos pesquisadores.

"Quanto mais você quer de bioenergia, mais difícil torna-se conciliar a demanda por proteção alimentar, energética e ambiental", diz Slade.

"A bioenergia vai fazer parte do mix de energias de baixo carbono do futuro", afirma Ausilio Bauen, do Centro de Política Energética e Tecnologia do Imperial College. "Mas garantir que a bioenergia, a produção de comida e as florestas não vão competir por espaço não vai ser simples. Só aumentando a produtividade e fazendo melhor uso do que produzimos poderemos produzir combustível, alimentar a população e conservar o meio ambiente", completa.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Virginia 09-12-2011 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.