Processo de extração do óleo para biodiesel

Para fazer o biodiesel, podem ser empregados diversos óleos e gorduras, animais ou vegetais

Para fazer o biodiesel, podem ser empregados diversos óleos e gorduras, animais ou vegetais


No Brasil, a soja é a única oleaginosa com escala suficiente para a produção imediata de Biodiesel, uma vez que cerca de 90% da produção brasileira de óleo provém dessa leguminosa.



A produção de óleo bruto passa pelas seguintes etapas: armazenamento das sementes oleaginosas, preparação da matéria-prima e extração do óleo bruto. A extração do óleo bruto pode ocorrer por Extração mecânica ou Extração com solvente .



- Extração mecânica: é necessário a pré-limpeza do material, cozimento, prensagem, decantação e filtragem. Esse óleo filtrado já poderá ser utilizado na fabricação de biodiesel.

- Extração com solvente: A extração de óleos com solvente é bastante utilizada em nível industrial. Para a extração com solvente, via de regra, é utilizada uma mistura de hidrocarbonetos com ponto de ebulição ao redor de 70°C.

O sistema para extração do óleo é uma destilação, onde o solvente (hexana) é colocado em um balão. Com o aquecimento do sistema, a hexana evapora, condensa acima do filtro e o líquido condensado entra em contato com o papel filtro, envolvendo o material triturado e retirando o óleo contido nas células.



A extração do óleo bruto também pode ser realizada por um processo misto. Nesse caso, o processo envolve uma pré-prensagem com posterior extração com solvente.



Além disso, pode se usar os catalisadores que são substâncias que têm a função de acelerar o processo, além de melhorar a qualidade e aumentar o rendimento do diesel obtido no processo de craqueamento.



Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:

  

Conheça os Cursos CPT da área Biocombustíveis

Por Anna Luiza Mariquito

Anna Luiza Mariquito Resende 20-05-2022 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.