Pó de café residual vira biocombustível

Um jovem arquiteto do reino Unido desenvolveu um meio sustentável e limpo de produzir energia - o biodiesel de pó de café residual.

Um jovem arquiteto do reino Unido desenvolveu um meio sustentável e limpo de produzir energia - o biodiesel de pó de café residual

 

Pó de café residual vira biocombustível A borra de café cumpre muito bem o seu papel na produção de biodiesel.

 

Recentemente, uma empresa do Reino Unido desenvolveu um meio de aproveitar o resíduo do café. Eles encontraram um meio sustentável e limpo de produzir energia - o biodiesel de café (borra). Graças a Arthur Kay, estudante de arquitetura, o que começou como reciclagem de pó de café agora virou um meio inovador de gerar energia renovável.

 

Hoje, de cada 10 xícaras de café consumidos no Reino Unido são recicladas 50.000 toneladas de borra de café por ano. Além do biocombustível de pó de café, o jovem engenheiro criou um meio de substituir o carvão - o Coffe Logs, produto que gera calor em churrasqueiras assim como as brasas de cravão.

 

Segundo o pesquisador Mano Misra, da University of Nevada (Reno), não é necessário usar o pó de café novo. O pó de café residual (borra) cumpre muito bem o seu papel como matéria-prima para fazer biodiesel. Afinal, 15% do peso da borra seca do café vira um óleo tão eficiente quanto os óleos de mamona, http://www.uov.com.br/cursos-online-biocombustiveis/cultivo-e-processamento-de-mamona soja ou dendê - da mesma forma, utilizados para a fabricação de biocombustível.

 

A diferença está em um aspecto bastante trivial - o resíduo do pó de café não é base da alimentação como acontece com os outros óleos vegetais. O material que seria descartado (borra) é reaproveitado para virar combustível verde (biodiesel) - assim como estão fazendo atualmente com os resíduos de fritura.

 

Das 7,2 bilhões de toneladas de café produzidas no mundo e dos resíduos formados após o consumo da bebida, podem ser gerados aproximadamente 340 milhões de galões de biodiesel. Como nos Estados Unidos, são gastos 40 bilhões de galões de diesel por ano, não seria financeiramente viável substituir todo esse volume com biodiesel de borra de café. Ainda que este fosse produzido em escala mundial, atenderia os norte-americanos com menos de 1%.

 

Embora apresente essa desvantagem, a ideia do biodiesel de borra de café é revolucionária. Além disso, a proporção de antioxidantes presentes no café é muito alta - ou seja, eles agem como conservante natural do biocombustível. Ao contrário do que ocorre com os combustíveis orgânicos e o óleo diesel - que deterioram rapidamente por não apresentarem esses elementos, o biodiesel de café apresenta grande durabilidade.

 

Conheça os Cursos da Área Biocombustíveis.

 

Fontes: Biomassa & Energia e Scientific American Brasil.

 

 

 

 

 

Administrador 11-08-2016 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.