Óleo bruto de girassol pode ser usado como combustível

Futuramente, o óleo diesel de petróleo pode ser substituído por óleos vegetais, como o óleo de girassol

Óleo bruto de girassol pode ser usado como combustível

“No Brasil, a produção de girassol tem crescido aceleradamente graças ao aumento da demanda nos mercados interno e externo. Trata-se de uma planta versátil, utilizada com fins medicinais e culinários, além de servir como silagem para animais, ou ainda se tornar biocombustível de ótima qualidade”, afirma Maria Regina Gonçalves Ungaro, professora do Curso CPT a Distância e Online Cultivo e Processamento de Girassol.

O óleo bruto de girassol pode ser usado como combustível após passar pelo processo de transesterificação. Este ocorre por processo químico, com adição de dois elementos: álcool e catalisador (hidróxido de sódio). Há alguns anos, o biodiesel de girassol tem sido utilizado em larga escala no exterior. No Brasil, ele é misturado ao diesel de petróleo conforme porcentagem predeterminada.

Entretanto, a alta viscosidade do biodiesel de girassol, assim como os demais óleos vegetais, impede sua combustão total, em especial nos motores de injeção direta. Consequentemente, podem surgir resíduos nos bicos injetores e nos cilindros do motor, o que compromete o bom funcionamento dos veículos. Além do biocombustível fabricado com sementes de girassol, é possível usar o óleo bruto de girassol como combustível.

De acordo com estudos realizados no Centro de Testes, Avaliação e Divulgação/DSMM/CATI/SAA (SP), o óleo bruto de girassol pode ser obtido por prensagem a frio e filtragem por gravidade. Testes realizados em motores diesel, com até 123CV, usaram esse óleo misturado ao diesel de petróleo. Como resultado, houve redução de consumo, de até 25%, com significativo aumento de potência.

Posteriormente, foram realizados testes de longa duração em tratores, como o MF 235, com motor de 3 cilindros e injeção indireta. Após mais de 130 horas de serviço, os resultados foram novamente favoráveis. A performance do motor foi excelente, com consumo médio de 2,8 litros de óleo de girassol/hora de serviço. De fato, um número abaixo da média do consumo de óleo diesel fóssil.

Além disso, não foram identificados resíduos nem problemas nos cilindros do motor. Ou seja, em motores diesel de injeção indireta, o óleo bruto de girassol apresenta viabilidade técnica. Sem falar da economia na redução do consumo. Experiências com pré-aquecimento do óleo bruto de girassol e utilização de solventes para diminuir a viscosidade estão em andamento. De fato, os combustíveis de óleos vegetais apresentam boa performance.

Tratores movidos com mistura de óleo vegetal (30%), óleo diesel (65%) e solvente (5% de gasolina), com custo de R$1,12/litro, apresentaram redução no consumo – diferentemente do óleo diesel puro. Atualmente, os pesquisadores buscam o máximo de desempenho dos motores movidos com essa mistura para que, futuramente, ocorra a total substituição do óleo diesel convencional por óleos vegetais como o óleo de girassol.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Biocombustíveis.

Leia o artigo "Como produzir biodiesel de girassol."

Fonte: agrisustentavel.com

Andréa Oliveira 08-05-2019 Biodiesel

Faça já o Download Grátis

Download brinde Passo a Passo para Construção de uma Fossa Séptica Biodigestora

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.