Como é feito o balanço energético do biodiesel no Brasil

Como é feito o balanço energético do biodiesel no Brasil. Ao calcular o balanço energético líquido do biocombustível, a energia necessária para produzir a colheita é somada à energia utilizada para processar a planta colhida em etanol ou biodiesel.

Como é feito o balanço energético do biodiesel no Brasil O biodiesel passou a fazer parte da matriz energética brasileira

 

"O biodiesel é um combustível totalmente biodegradável. Trata-se de um produto fabricado com óleos vegetais (mamona, algodão, girassol) ou gorduras animais, para utilização em motores do ciclo diesel. Com o aumento da demanda no mercado, ele passou a fazer parte da matriz energética brasileira e conta com o incentivo do governo", afirma Paulo Anselmo Ziani Suarez, professor do Curso a Distância CPT Produção de Biodiesel na Fazenda e Online.

 

 

Na verdade, para ser utilizado no mercado nacional, é preciso um balanço energético do biodiesel que seja positivo. No Brasil, ao calcular o balanço energético líquido do biocombustível, a energia necessária para produzir a colheita (como agroquímicos) é somada à energia utilizada para processar a planta colhida em etanol ou biodiesel (como carvão). Em seguida, é subtraída a energia presente no biocombustível. Entretanto, muitas vezes, ocorrem discrepâncias nos resultados.

 

Na década de 80, ao se avaliar o biodiesel da soja, foi estabelecida uma relação produção/consumo de 1,42. Recentemente, nova avaliação do produto (sem considerar os subprodutos), estabeleceu uma demanda energética de 30 MJ/l de biodiesel, com produção/consumo de 1,43. A diferença entre os números gerou uma série de estimativas em relação ao cálculo do balanço energético de outros biocombustíveis, como o de soja e o de milho.

 

Além disso, muitos especialistas na área, passaram a conferir aos subprodutos da produção de biocombustíveis créditos energéticos adicionais. Como argumento, eles afirmam que as sobras da produção (subprodutos) substituem algo já em circulação no mercado. E, por tais motivos, devem ser considerados no cálculo do balanço energético. Segundo Tad Patzek, professor no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Berkeley, os resultados dos balanços energéticos do biodiesel seriam mais positivos se os subprodutos contassem como crédito na equação.

 

Fonte: biodieselbr.com

 

Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Biocombustíveis.

 

 

Administrador 22-02-2018 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.