Cadeia de produção do biodiesel da mamona

A cadeia de produção do biodiesel da mamona começa com a extração do óleo bruto por meio da prensa helicoidal contínua.

A cadeia de produção do biodiesel da mamona começa com a extração do óleo bruto por meio da prensa helicoidal contínua

Cadeia de produção do biodiesel da mamona

A produção de biodiesel da mamona é muito vantajosa. Tanto que muitos países do mundo já o produzem, além da produção de vernizes, lubrificantes e tintas. De fato, o óleo de mamona é bastante singular, pois possui 90% de ácido graxo, com alta viscosidade, composto por uma hidroxila solúvel em álcool. Entretanto, para que esse óleo se transforme em combustível, primeiramente deve ser extraído, por meio da prensa helicoidal contínua. Este é o início da cadeia de produção do biodiesel de mamona.

Acreditando no potencial da ricinoquímica, o Brasil está investindo no cultivo de mamona  para atender a demanda do mercado, que cresce a cada ano, devido aos inúmeros incentivos do governo.

Antes de seguir para as usinas de biodiesel, as bagas de mamona seguem para a indústria, onde passam por peneiras vibratórias, que separam a casca e os resíduos das bagas. Assim que são limpas, as bagas selecionadas seguem para a caldeira para o cozimento.

Durante a cocção das mamonas, a umidade, a temperatura e o vapor são monitorados, para que as bagas possam passar pela prensa sem que ocorram perdas. Essa prensa helicoidal contínua rompe as células da mamona até que o óleo bruto seja extraído. Esta é a matéria-prima para a produção de biodiesel.

Em seguida, o óleo bruto extraído das bagas da mamona é misturado ao álcool (metanol ou etanol) e ao catalisador (alcalino). A esse processo damos o nome de transesterificação. Dele surgem o biodiesel e a glicerina.

Para cada 100 litros de biocombustível são produzidos 10 ou 15 litros de glicerina. Esta é encaminhada para as indústrias farmacêutica e de cosméticos. Já o biodiesel segue para os postos de combustíveis, ou ainda permanece na fazenda para alimentar motores e tratores.

É bom lembrar que a produção de biodiesel de mamona em microusinas só é viável em condições específicas, pois os custos são bastante elevados em relação a usinas maiores.

Fonte: Embrapa.

Administrador 09-06-2015 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.