Centro de Produções Técnicas

Óleos Biocombustíveis no Jornal Nacional


Reportagem do Jornal Nacional sobre o biodiesel e as oportunidades criadas por esse biocombustível

biocombustiveis jornal nacional Óleos Biocombustíveis no Jornal Nacional

“É bem sabido que quem tem energia manda. O Brasil está com esse baralho na mão e nós precisamos saber usá-lo”, diz Expedito Parente, professor da UFCE.

O biodiesel pode substituir o diesel como o álcool já faz com a gasolina. A principal diferença é que o combustível verde pode movimentar motores mais potentes, porque gera muito mais energia. O biocombustível também ajuda a reduzir o aquecimento global de duas maneiras. Na hora da queima polui bem menos que o diesel, que é feito de petróleo, além disso, as plantas transformam as partículas de gás carbônico em oxigênio. Como as partículas de gás se acumulam na atmosfera, e retêm os raios solares, um número menor dessas produzirá menos aquecimento do planeta.

O processo para produção do biodiesel segue da seguinte forma, o óleo retirado da planta passa por um processo químico, virando uma mistura de biodiesel e glicerina, que depois são separados. No Brasil, essa produção é aplicável em mais de 100 plantas e existem culturas para cada região.

No Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a agricultura mecanizada favorece o plantio da soja, algodão, amendoim e girassol. No Nordeste, predomina o cultivo da manona e do pinhão manso, que podem ser cultivados durante a seca e apresentam ótimos resultados com a agricultura familiar. No Norte, o dendê é a cultura ideal e se adapta muito bem ao clima quente e úmido. Do dendê se extrai 13 vezes mais biodiesel que da soja, mas, atualmente, no Brasil, a maior produção vem dos grandes plantadores desse grão.

O Brasil precisa estar preparado para a demanda internacional. “É bem sabido que quem tem energia manda, quem tem energia tem o baralho na mão. O Brasil está com esse baralho na mão e nós precisamos saber usá-lo”, diz Expedito Parente, professor da UFCE, que desenvolveu a produção de biocombustíveis.

Texto de: Ariádine Morgan


Você também vai gostar de ler:

Tags:

Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas