Governo avalia aumento da mistura de biodiesel ao diesel

A previsão é do aumento da mistura para 10%

biocombustivel-agricultura-familiar

O programa nacional de biodiesel está sendo avaliado pelo governo a fim de corrigir e fazer alguns ajustes para elaborar um novo marco regulatório. Com o surgimento de diversas matérias-primas e o avanço nas pesquisas, produtores esperam, ansiosamente, por uma decisão.

De acordo com o coordenador da área de biocombustíveis do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Marco Antônio Viana Leite, a previsão é do aumento da mistura para 10%. Atualmente, a lei obriga o valor de 5% de biodiesel ao diesel mineral. Segundo Leite, os ajustes referem-se a questões como leilões, tributação e participação da agricultura familiar.

O executivo pronunciou que essas correções estarão prontas para entrar em vigor dentro dos próximos 60 dias. Leite disse que, no caso dos leilões de biodiesel realizados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a mudança seria a transformação do atual preço, que é dado em base FOB (posto a bordo) para CIF (custo, seguro e frete).

Hoje, a venda é feita com a entrega do produto à bordo por um valor estabelecido. As despesas decorrentes com transporte, seguro e frete são pagas pelo comprador.

Texto de: Ariádine Morgan

Administrador 12-08-2011 Mercado de Combustíveis

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.