Futuro do mercado nacional de combustíveis

Futuro do mercado nacional de combustíveis. O mercado nacional de combustíveis será ainda mais competitivo, com maior controle por parte dos agentes reguladores.

Futuro do mercado nacional de combustíveis O mercado nacional de combustíveis será ainda mais competitivo

Há cerca de dois anos, três grandes distribuidores de combustíveis abrangeram 67% do mercado. Ainda assim, a maior delas continuou apenas com 26% de participação, pois o novo posicionamento da Petrobras, após inúmeros fatores, inclusive políticos, impulsionou o aumento da participação de distribuidoras regionais. Como consequência, o mercado nacional de combustíveis evoluiu em termos de competitividade e adesão à legislação.

Na verdade, tais mudanças ajudaram na arrecadação de impostos e atraíram mais investimentos. Sem falar na melhora da qualidade dos produtos/serviços oferecidos ao consumidor final. Muito diferente do que ocorria na década de 90, período com várias irregularidades no setor, que impactavam no padrão dos combustíveis e serviços disponíveis no mercado da época.

Além disso, com o plano de desinvestimento da Petrobras e uma política de preços embasada nos movimentos do mercado externo e na oferta de combustíveis com melhores padrões, o futuro do mercado nacional de combustíveis será promissor tanto para os consumidores como para as distribuidoras, inclusive as de menor porte. Até mesmo haverá espaço para aquisição e fusão de empresas.

Nos próximos anos, o mercado de combustíveis terá um grande número de agentes de distribuição e revenda de combustíveis. A concorrência permanecerá regional e haverá espaço para diferentes modelos de distribuição e revenda. E o consumidor continuará com o poder final de decisão graças às várias opções na compra do combustível. Mas serão necessárias fortes medidas para impedir adulterações, além da fiscalização da ANP -  Agência Nacional do Petróleo, e demais órgãos reguladores.

Fonte: economia.estadao.com.br

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Administrador 02-04-2018 Mercado de Combustíveis

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