Vinhaça como matéria-prima para produção de biogás

Vinhaça como matéria-prima para produção de biogás

Vinhaça como matéria-prima para produção de biogás A vinhaça da cana pode ser utilizada como matéria-prima para produzir biogás

Embora o Brasil seja o segundo maior produtor mundial de etanol, o país enfrenta um grande dilema: o destino final da vinhaça. Segundo Rubens Perez Calegari, engenheiro ambiental, são gerados em torno de 13 litros desse líquido residual poluente por litro de etanol produzido. Se considerarmos a produção anual, são produzidos aproximadamente 300 bilhões de litros de vinhaça.

A boa notícia é que Calegari encontrou uma alternativa para a vinhaça da cana (ou matéria-prima usada na produção de etanol). Com a coordenação do professor Antônio Sampaio Baptista, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ), o pesquisador estudou a possibilidade de se produzir biogás tendo como matéria-prima a vinhaça concentrada.

Por meio da concentração da vinhaça, é possível reduzir o volume desse líquido residual, além de diminuir a carga orgânica do material. Com isso, o impacto da vinhaça no meio ambiente é reduzido, ao mesmo tempo em que é gerada energia. Tudo em prol de uma produção mais sustentável e ecologicamente correta. Sem falar que se pode reaproveitar parte da água existente na vinhaça in natura.

“Quanto melhor aproveitarmos a vinhaça, menor será o custo de produção de biogás. E o mercado de energia elétrica mostra-se como uma excelente oportunidade para o setor sucroenergético. Diante disso, nosso projeto visa ao uso da vinhaça concentrada para geração de energia alternativa”, afirma o professor Antônio Sampaio Baptista, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

A vinhaça concentrada submetida a estudo veio de uma usina de São Paulo onde se utiliza concentrador de vinhaça de múltiplos efeitos. Para produzir o biometano, os reatores trabalharam a uma temperatura de 38° C por mais de 100 dias. A remoção de matéria orgânica e a produção de biogás nos reatores apresentaram alta eficiência graças à adaptação gradual do consórcio microbiano.

Conheça o Curso a Distância CPT Construção e Operação de Biodigestores em Livro+DVD e Online.

Confira os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Energia Alternativa.

Fonte: setorenergetico.com.br

Administrador 10-07-2018 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.