Centro de Produções Técnicas

Produção de biocombustíveis pode aumentar sem afetar o plantio de alimentos


Biomassa pode fornecer 20% da energia mundial, sem ampliar as áreas já utilizada pela agricultura

biomassa para gera%C3%A7%C3%A3o de energia 300x225 Produção de biocombustíveis pode aumentar sem afetar o plantio de alimentos

Com o melhor uso dos resíduos agrícolas pode-se aumentar a produção de biomassa

Um estudo publicado pelo Centro de Pesquisas do Reino Unido relata que há possibilidade de se produzir 1/5 da energia consumida no mundo com biomassa sem causar danos à produção de alimentos.

Rafhael Slade, pesquisador do Imperial College, de Londres, usando como base dados de pesquisas promovidas no mundo todo, afirmou que “Prover até um quinto da energia global com biomassa é uma ambição razoável se fizermos o melhor uso dos resíduos agrícolas, do material que sobra das culturas”. Slade usa o bagaço de cana-de-açúcar como exemplo, pois ele pode gerar açúcar e energia.

Para atingir esta produção, será necessário um estudo de formas para aumentar a produtividade das plantações e, ainda, apoio dos governos às pesquisas, que dependem de grandes financiamentos. As mudanças ocorridas nas dietas das pessoas que vivem em países em desenvolvimento são vistas como um desafio pelos pesquisadores.

“Quanto mais você quer de bioenergia, mais difícil torna-se conciliar a demanda por proteção alimentar, energética e ambiental”, diz Slade.

“A bioenergia vai fazer parte do mix de energias de baixo carbono do futuro”, afirma Ausilio Bauen, do Centro de Política Energética e Tecnologia do Imperial College. “Mas garantir que a bioenergia, a produção de comida e as florestas não vão competir por espaço não vai ser simples. Só aumentando a produtividade e fazendo melhor uso do que produzimos poderemos produzir combustível, alimentar a população e conservar o meio ambiente”, completa.

Por: Virgínia Maria de Araújo



Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas