Centro de Produções Técnicas

Esterco suíno vira biofertilizante para laranjas


O esterco produzido na suinocultura passa por biodigestores para virar biofertilizante e, assim, ser utilizado na plantação de laranjas

esterco suino no cultivo de laranjas producao de biodiesel Esterco suíno vira biofertilizante para laranjas

Criar suínos e produzir citros na mesma propriedade é uma forma sustentável de aumentar a renda do produtor rural e garantir maior economia na cadeia produtiva. É o que tem acontecido na Fazenda Santa Ignácio de Loyola (Brotas – SP). Lá o esterco produzido na suinocultura passa por biodigestores para virar biofertilizante e, assim, ser utilizado na plantação de laranjas. Além disso, o processo transforma os dejetos suínos em energia, o que reduz os custos de produção em 30%.

Desde 2003, a fazenda trabalha com cinco biodigestores canadenses, que geram energia elétrica (para a fazenda), tratam os dejetos suínos/restos de alimentos (adubação dos laranjais) e purificam a água (reutilizada na irrigação dos pomares). Trata-se de um meio de produção extremamente vantajoso ao meio ambiente, pois impede que o solo, os lençóis freáticos e os afluentes sejam contaminados, além de reduzir a emissão de gases do efeito estufa na atmosfera terrestre.

Tudo começou quando os Cunha decidiram cultivar jojoba para produção de cosméticos. Como o cultivo não vingou, o senhor Álvaro da Silva Cunha (patriarca da família), teve uma excelente ideia: montar uma fazenda sustentável, na qual a criação de suínos contribuísse com a produção de laranjas. Segundo Carlos Alberto Cunha, filho de Álvaro e proprietário da fazenda, o projeto deu certo, com suinocultura e citricultura como coadjuvantes de sucesso, ótimas aliadas do produtor.

Atualmente, “sistemas de produção embasados nesse modelo, garantem a sustentabilidade do negócio, ao mesmo tempo que mantém as funções e os componentes do ecossistema”, completa Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O agronegócio brasileiro não pode fugir de suas obrigações quanto aos cuidados com o meio ambiente. E a agropecuária se encaixa muito bem nos parâmetros do sistema sustentável de produção, com o uso de fontes renováveis e biodigestores.

De acordo com Agnaldo Aparecido Ribeiro, técnico agrícola e funcionário da Fazenda Santa Ignácio de Loyola, o uso dos biodigestores aumentou a produtividade dos laranjais, sem gerar impacto ambiental negativo. Muito pelo contrário, a tecnologia canadense implantada na propriedade melhorou a fertilização dos pomares e otimizou a produção. Na safra 2016/2017, os pomares produziram 900 mil caixas de 40,1 quilos de laranja. Sem falar na produção dos suínos, com 56 mil animais comercializados para frigoríficos de SP.

Fonte: Suinocultura Industrial.

Conheça o Curso a Distância CPT Cultivo Orgânico de Citros, em Livro+DVD e Online, da Área Agricultura Orgânica, elaborado por Paulo Antônio D’Andréa, engenheiro agrônomo e consultor em Agricultura Orgânica.

Confira o artigo “Você sabe como funcionam os biodigestores?” e aprimore ainda mais o seu conhecimento.



Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas