Como tornar possível uma restauração florestal de sucesso

Basta uma restauração florestal bem-sucedida para garantir às comunidades rurais um padrão de vida mais sustentável, com a integração da floresta em áreas agricultáveis.

Basta uma restauração florestal bem-sucedida para garantir às comunidades rurais um padrão de vida mais sustentável, com a integração da floresta em áreas agricultáveis

Passos para uma restauração florestal bem sucedida A prática da restauração florestal conserva a biodiversidade local.

O mundo tem se preocupado muito mais com o desmatamento e o fim trágico das florestas. Felizmente, alguns países têm elaborado projetos e desenvolvido ações com o principal objetivo de restaurar florestas degradadas em nível mundial. Um desses projetos, GPFLR - Parceria Global de Restauração Florestal, tem traçado estratégias para recuperar o verde e fazer ressurgir a vida onde a ação impensada do homem foi capaz de extinguir.

Basta uma restauração florestal para que se mantenham protegidas as bacias hidrográficas e se conserve a biodiversidade local, além de garantir às comunidades rurais um padrão de vida mais sustentável, com a integração da floresta em áreas agricultáveis. Para isso, é preciso uma maior conscientização do homem e mais ação de governos e entidades.

Segundo o professor Elias Silva, do Curso CPT Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais, com a avaliação de impactos ambientais, como a degradação das florestas e das nascentes, pode-se exigir para todos os empreendimentos, com potencial impactante, a observação de pontos que possibilitem a harmonização da relação do homem com o ambiente, disciplinando a ação humana e impondo limites à utilização dos recursos naturais.

A Landscapes of Opportunity, pesquisa publicada em 2011, foi a primeira avaliação global sobre onde a restauração florestal é possível. A partir daí muitos países se comprometerem a restaurar 150 milhões de hectares de florestas degradadas até 2020. Dos Estados Unidos à Ruanda, todos buscam meios de otimizar os processos para restauração e reposição florestal.

Nos últimos 150 anos, foram avaliados exemplos de restauração florestal em torno do mundo, tanto as que surtiram bons efeitos como as que deram errado. Com isso, países como o Brasil, os Estados Unidos, a China, a Índia, a Suécia e a Nigéria ajudaram a encontrar mecanismos que possibilitam uma restauração florestal bem-sucedida, com efeitos surpreendentes e em relativo intervalo de tempo.

Mas o que gerou resultados tão eficientes nesses países?

->Os benefícios vindos da restauração florestal motivaram as ações das pessoas. Dentre eles, a melhora da qualidade da água, a retenção do solo, a criação de empregos, a recreação, a redução das mudanças climáticas.

->O empenho das pessoas em proteger as nascentes, reduzir a erosão do solo, garantir o fornecimento sustentável de madeira, gerar empregos a muitas famílias rurais, conservar a biodiversidade local, assim como minimizar as drásticas alterações no clima.

Em síntese, para tornar possível uma restauração florestal de sucesso, primeiramente os governantes e a população devem estar motivados a restaurar as florestas. Mas é preciso criar condições para isso, tanto políticas, como sociais e institucionais. Da mesma forma, não podemos nos esquecer da capacidade de implementação e recursos para que sejam alcançados bons resultados.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: WRI Brasil.

Administrador 21-03-2016 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.