Brasil cria alternativa para redução de CO2 na atmosfera

Para evitar que danos ainda maiores sejam causados ao planeta, o Brasil tem criado alternativas para reduzir o CO2 na atmosfera terrestre

Brasil cria alternativa para redução de CO2 na atmosfera Para evitar danos maiores ao planeta, o Brasil tem criado alternativas para reduzir o CO2 na atmosfera.

O uso desmedido de combustíveis fósseis e o desmatamento sem controle causam impactos imensuráveis no meio ambiente. Ano após ano, o dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2) é lançado na atmosfera terrestre e as poucas florestas não dão conta de filtrá-lo. Como consequência, cria-se um fenômeno conhecido como efeito estufa - aquecimento da terra pela destruição da camada de ozônio. Para evitar que danos ainda maiores sejam causados ao planeta, o Brasil tem criado alternativas para reduzir o CO2 na atmosfera terrestre.

De acordo com informações coletadas no ano passado (2015) pela NOAA - Agência Nacional Oceânica e Atmosférica, a concentração de CO2 - dióxido de carbono na atmosfera da terra alcançou a média de 400 ppm (partes por milhão). Um índice bastante preocupante para os habitantes do planeta, caso algo não seja feito imediatamente.

Felizmente, alguns países têm elaborado planos para reduzir o nível de CO2 na atmosfera - a utilização de recursos naturais pelo setor sucroenergético é um desses projetos. O Brasil tem desenvolvido estudos para desenvolver combustíveis renováveis, que não agridem o meio ambiente e substituem perfeitamente os combustíveis fósseis (altamente poluentes).

O uso da biomassa - matéria orgânica originada da cana-de-açúcar, por exemplo, é uma excelente alternativa para produzir energia elétrica sem emitir gases poluentes nocivos ao planeta. De fato, este é um meio benéfico de utilizar os recursos naturais da terra em uma relação harmonioso entre homem e ambiente.

Além disso, com a avaliação de impactos ambientais, pode-se exigir para todas as empresas com potencial impactante a observação de pontos que disciplinem a ação humana e limitem a utilização dos recursos naturais pelo homem, afirma Elias Silva, professor especialista do Curso CPT Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais.

Em síntese, a biomassa é uma ótima alternativa para redução de CO2 na atmosfera, pois ela é uma fonte de energia barata, limpa e renovável. Da mesma forma, a sua utilização auxilia na preservação da água dos reservatórios hidrelétricos - o pico de geração da biomassa ocorre em épocas de seca.

Segundo a Única - União da Indústria da Cana-de-Açúcar, no ano passado, a oferta programada de mais de 22 TWh pela biomassa ao Sistema Interligado Nacional possibilitou uma economia de 15% das águas dos reservatórios dos Submercados Elétricos Sudeste e Centro-Oeste.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Agrolink.

Administrador 02-05-2016 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.