Centro de Produções Técnicas

Aplicações para a glicerina oriunda da produção de biodiesel


Esforços têm sido feitos para encontrar usos que agreguem valor ao glicerino ou glicerol, um co-produto da fabricação de biodiesel

glicerol Aplicações para a glicerina oriunda da produção de biodiesel

A partir de uma reação de desoxigenação, a glicerina se transforma em propenol...

Novas aplicações para o uso da glicerina em larga escala têm sido pesquisadas no mundo. Atualmente, um procedimento relativamente barato está em foco. O procedimento transforma glicerina em propenol, um álcool alílico amplamente utilizado pela indústria química.

A partir de uma reação de desoxigenação, a glicerina se transforma em propenol. A glicerina é tratada com ácido fórmico, que a converte em álcool alílico, muito usado como material base na produção de polímeros, fármacos, herbicidas, pesticidas, entre outros produtos químicos. A desoxidação usando ácido fórmico já vinha sendo estudada, porém ocorria em baixo rendimento devido à combustão não seletiva da glicerina que produzia uma mistura de produtos inseparáveis.

O glicerol é um dos ingredientes mais utilizados na indústria farmacêutica para a composição de cápsulas, anestésicos, xaropes, anti-sépticos, antibióticos e emolientes para cremes e pomadas. Por não ser tóxico, não ter cheiro e menos ainda sabor, o glicerol tem sido aplicado como umectante em pastas de dente, cremes para a pele, loções pós-barba, desodorantes, batons e maquiagens.

As fibras de fumo se tornaram mais resistentes com o emprego da glicerina no processamento do tabaco. As fibras têxteis ficaram mais macias e flexíveis. O produto ainda pode ser empregado como lubrificante de máquinas processadoras e na fabricação de tintas e resinas, entre outras funções.

O glicerol pode ser utilizado como umectante em alimentos e bebidas e ainda na conservação de produtos como refrigerantes, balas, bolos, ração animal seca e pastas de queijo e carne. O mercado de glicerol provavelmente vai se desenvolver devido as suas inúmeras aplicações e principalmente pela crescente demanda da produção de biodiesel.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Para obter mais informações sobre o tema acesse: http://www.producaodebiodiesel.com.br/meio-ambiente/glicerina-producao-biodiesel-biocombustivel



Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas