Centro de Produções Técnicas

Universidade indica bioetanol de rejeitos da mandioca


O álcool produzido poderá ser direcionado tanto para a indústria de biocombustíveis, como para a indústria de cosméticos

mandioca biocombustivel 250x168 Universidade indica bioetanol de rejeitos da mandioca

A mandioca tem elevada tolerância a longas estiagens e o produtor consegue bom retorno financeiro mesmo em solos de baixa fertilidade.

A produção de álcool a partir de açúcares advindos do rejeito da mandioca foi comprovada por um grupo de pesquisadores da UFPA – Universidade Federal do Pará. De acordo com o coordenador desse projeto inovador, Alberdan Silva Santos, o objetivo é a produção de bioetanol para diversas aplicações, não somente para o biocombustível. “O álcool que estamos produzindo poderá ser direcionado tanto para a indústria de biocombustíveis, como para a indústria de cosméticos”, explica o pesquisador.

A equipe tem a proposta de promover educação ambiental, melhorar a qualidade da industrialização da mandioca e reduzir o impacto ambiental em algumas regiões ribeirinhas do estado do Pará. “O grande volume de rejeito da mandioca é um problema para as margens dos rios e para a qualidade da farinha paraense. Por isso, buscamos organizar as coletas dos resíduos e encontrar alternativas de uso para os mesmos”, ressalta Alberdan.

Para a professora Dr. Marney Pascoli Cereda, no curso Cultivo de Mandioca, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é interessante que se aproveite o máximo da produção da mandioca, pois seu cultivo é de fácil propagação e de rendimentos satisfatórios. “A mandioca tem elevada tolerância a longas estiagens e o produtor consegue bom retorno financeiro mesmo em solos de baixa fertilidade. Além disso, seu cultivo exige pouca utilização de insumos modernos e permite consórcio com inúmeras plantas alimentícias e industriais”, enfoca Marney, professora da UNESP e pesquisadora do CERAT – Centro de Raízes e Amidos Tropicais.

Texto de: Ariádine Morgan

Você também vai gostar de ler:

Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas