Centro de Produções Técnicas

Resíduos podem ser usados como fonte de energia


Tratamento térmico é uma alternativa para o uso de resíduos florestais e agroindustriais

eucalyptus 225x300 Resíduos podem ser usados como fonte de energia

Os resíduos tratados apresentam maior concentração energética, maior durabilidade e menor umidade que o material bruto

“Os resíduos podem ser usados para gerar energia”, afirma Juliana Rodrigues Silvério dos Santos, pesquisadora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Após o tratamento, o material apresenta maior concentração energética, maior durabilidade e menor umidade que o material bruto, além de ser mais fácil de ser transportado. Para a pesquisadora, o tratamento é uma alternativa para a destinação de resíduos florestais e agroindustriais.

Para o tratamento, os resíduos eram coletados “in natura” e deixados em uma estufa comum para atingirem uma massa constante. Após o armazenamento, eram colocados em uma estufa com sistema de aquecimento, onde eram realizados os tratamentos térmicos, um a 250°C (por 30 minutos) e o outro a 280°C (por duas horas).

Estes estágios podem ser utilizados para cana-de-açúcar e para eucalipto, pois possuem valores calóricos semelhantes. “O poder calorífico, que é a quantidade de energia liberada por uma unidade de massa do material, era maior depois do tratamento térmico. E quanto maior a temperatura do tratamento, maior era também o poder calorífico”, explica Juliana.

O eucalipto obteve uma agregação energética maior que o bagaço, cerca de 25,7% de aumento do poder calorífico tratado a 280°C por duas horas, enquanto o bagaço ganhou apenas 10,2%. Estes materiais foram escolhidos por serem dois tipos diferentes de biomassa. “O eucalipto é um resíduo florestal, enquanto o bagaço de cana é um resíduo agroindustrial“, afirma a pesquisadora.

Por: Virgínia Maria de Araújo



Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas