Centro de Produções Técnicas

Produção de óleo combustível em pequenas propriedades


Os agricultores têm no cultivo das oleaginosas uma forma de aumentar a renda

pinh%C3%A3o manso 300x258 Produção de óleo combustível em pequenas propriedades

O Brasil é privilegiado pelo grande potencial para a produção de óleaginosas

A demanda por combustíveis renováveis está se expandindo rapidamente. O óleo vegetal tem sido largamente utilizado por ser, além de renovável, um combustível abundante e de fácil produção. Ele pode ser extraído de diversas espécies de plantas que crescem em diferentes condições climáticas. O óleo vegetal não é volátil e tem um ponto de fulgor em torno de 200 °C, de modo que não é inflamável, nem explosivo, podendo ser armazenado sem riscos por longos períodos, além de ser biodegradável.

O Brasil é privilegiado pelo grande potencial para a produção de óleo vegetal. A variedade de plantas brasileiras que podem ser utilizadas em sua produção é enorme, temos dendê, macaúba, babaçu, tucum, coco, juriti, noz-pecã, castanha, macadâmia, pinhão, amendoim, soja, canola, nabo, forrageiro, pinhão-manso, tungue, girassol, algodão, linhaça, gergelim, crambe, cártamo, nim e moringa, dentre muitas outras.

Os pequenos agricultores têm no cultivo das oleaginosas uma forma de aumentar a renda sem comprometer a produção de suas lavouras tradicionais. Além disso, esse cultivo pode ser realizado na entressafra das outras culturas, afirma Werner Fuchs, professor do curso Produção de Óleo Vegetal Comestível e Biocombustivel, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

A tecnologia para o processamento das oleaginosas é simples e acessível. Atualmente, existem as miniusinas de extração de óleo vegetal a frio, que podem ser adquiridas por grupos e associações de pequenos agricultores. O equipamento permite a produção tanto de óleo vegetal comestível quanto de óleo combustível.

O produtor que domina o processo de extração de óleo pode obter outros produtos associados, ou coprodutos, de alto valor nutricional e comercial, como a torta, a farinha, o gérmen de soja, dentre outros. Assim, o produtor pode ampliar a sua possibilidade de renda.

Por: Virgínia Maria de Araújo



Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas