Centro de Produções Técnicas

Produção de etanol a partir da madeira


A madeira é uma matéria-prima em potencial para a produção de etanol, assim como o bagaço de cana e as oleaginosas

floresta Produção de etanol a partir da madeira

Mesmo sendo um tecnologia antiga, a produção de energia a partir da madeira ainda é pouco utilizada.

Os danos causados pela poluição devido ao uso do petróleo estão cada vez mais sendo percebidos e impulsionando a busca por fontes renováveis de combustíveis. O etanol de madeira é uma dessas opções sustentáveis.

A madeira é matéria-prima para a produção de etanol assim como o bagaço de cana, as oleaginosas e outras. As florestas energéticas são uma realidade no Brasil, são plantações florestais industriais, promovidas pela Embrapa Florestas Energéticas, cultivadas para o desenvolvimento de subprodutos como o papel, a celulose e, também, para a produção de energia e combustíveis.

Mesmo sendo uma tecnologia antiga, utilizada desde a 2ª Guerra Mundial, a produção de energia a partir da madeira ainda é pouco utilizada. O Brasil possui um dos melhores balanços energéticos do mundo. A utilização de energia renovável no país varia entre 30% e 40%, enquanto o balanço mundial é de 10%.

As florestas para uso energético podem garantir o fluxo de matérias-primas para pesquisas tecnológicas voltadas para a substituição de combustíveis fósseis por fontes de energia renovável de biomassa, assim com é feito com a cana, a lenha, o carvão e outros.

Por: Virgínia Maria de Araújo



Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas