Produção de Óleos Essenciais de Plantas Aromáticas

Os óleos essenciais atuam de formas muito variadas. Podem, por exemplo, nas flores, promover a atração de insetos polinizadores. Leia mais.

Óleos Essenciais de Plantas Aromáticas

Os óleos essenciais atuam de formas muito variadas. Podem, por exemplo, nas flores, promover a atração de insetos polinizadores, aumentando a eficiência da reprodução, com maior produção de sementes. Por outro lado, ao contrário, podem ter uma função repelente contra insetos que sejam seus inimigos naturais e que possam lhes causar danos. Além disso, como substâncias que atuam em processos alelopáticos, ou seja, na inibição da germinação de sementes e do crescimento de outras plantas competidoras à sua volta.Já os efeitos no ser humano são ainda mais variados, dependendo da composição de cada óleo. As propriedades mais conhecidas são: antibióticas, anti-inflamatórias, antifúngicas, analgésicas e sedativas, entre outras de ordem fisiológica. Também são muito conhecidos os efeitos psicológicos desses produtos, sobre a mente e as emoções humanas, graças a estímulos proporcionados por diferentes aromas. Daí o uso cada vez mais intenso da aromaterapia nos cuidados com a saúde das pessoas.

Leia mais: http://www.cpt.com.br/cursos-agroindustria-biocombustivel/artigos/plantas-aromaticas-utilizadas-na-producao-de-oleos-essenciais

Administrador 28-05-2013 Matérias-Primas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.