Centro de Produções Técnicas

Produção de biodiesel com gordura de jacaré


O biodiesel de jacaré é considerado semelhante ao produzido a partir da soja

jacar%C3%A91 300x179 Produção de biodiesel com gordura de jacaré

Sete milhões de quilos de gordura do jacaré podem fabricar 4,73 milhões de litros de combustível

A gordura do jacaré era considerada um subproduto do processamento deste animal para as indústrias alimentícias e de couro. Muitas vezes é jogada no lixo, mas pesquisadores da Universidade de Luisiana, nos EUA, deram um novo destino a essa gordura, eles acreditam que esse subproduto é excelente para a fabricação de biodiesel.

Foram obtidas amostras da gordura de jacaré com produtores locais. Após aquecidas em micro-ondas e acrescentar solventes químicos, apresentaram um óleo de ácido graxo que preenche todos os requisitos de alta qualidade do biodiesel.

Nas fazendas de Louisiana, são jogados fora cerca de 15 milhões de quilos de gordura de jacaré todos os anos. Com essa quantidade seria possível produzir 1,25 milhões de galões de biocombustíveis.

O biodiesel de jacaré é considerado semelhante ao produzido a partir da soja. Sete milhões de quilos de gordura do animal podem gerar 4,73 milhões de litros de combustível com o teor de energia de 91%, tão grande quanto o diesel de petróleo. O custo do processamento seria cerca de 3,86 reais a cada 3,79 litros, isso sem incluir o transporte da gordura.

Por: Virgínia Maria de Araújo



Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas