Centro de Produções Técnicas

Girassol apresenta capacidade de ser cultivado no semiárido


A oleaginosa tem mercado garantido para o biocombustível e a alimentação animal

girassol biocombustivel 250x187 Girassol apresenta capacidade de ser cultivado no semiárido

Pesquisa com girassol identifica sua adaptabilidade no solo e o clima da região do Semiárido.

Plantado em consorciação com lavouras de milho e feijão, a Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju (SE), constatou que o girassol tem a capacidade de tolerar períodos de seca. O cultivo necessita de pouca água durante os primeiros 30 dias após a semeadura.

Sua tolerância à estiagem é decorrente também do seu sistema radicular que vai buscar água em partes mais profundas do solo. “O girassol se comporta muito bem no solo e clima do semiárido e se apresenta como uma alternativa viável para a região”, afirmou o pesquisador Ivênio Rubens de Oliveira.

O girassol tem mercado garantido para o biocombustível, ao extrair o óleo de suas sementes; e os resíduos (torta, caule e folhas) são muito úteis na alimentação animal. O objetivo da pesquisa é identificar a adaptabilidade de diversas cultivares no solo e o clima da região do Semiárido.

A professora e pesquisadora do IAC – Instituto Agronômico de Campinas, Maria Ungaro, acredita que se existe a planta ideal, da qual tudo se aproveita, o girassol está bem próximo dela. “As raízes promovem uma reciclagem de nutrientes, além da matéria orgânica deixada no solo pela sua morte; as hastes podem originar material para forração acústica, e juntamente com as folhas ao serem enciladas promovem uma excelente adubação verde”, diz Ungaro, no curso Cultivo e Processamento de Girassol, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Os agricultores da cidade de Carira estão confiantes no plantio de girassol na região. O produtor João Alves, assentado da reforma agrária, que tem plantação de girassol em sua propriedade e cedeu um espaço para as pesquisas da Embrapa, comenta que é possível ter um lucro de 40 a 50% no plantio.

Devido à boa perspectiva do plantio de girassol no semiárido, Aracaju foi escolhida como sede da 19ª Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol e o 7º Simpósio Nacional sobre a Cultura de Girassol, que acontecerão de 25 a 27 de outubro de 2011.

Texto de: Ariádine Morgan



Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas