Centro de Produções Técnicas

Um terço da eletricidade brasileira poderá ser gerada pela biomassa


Os resíduos vegetais produzidos pelo agronegócio possuem potencial de gerar 120 a 130 milhões de MW/h de energia ao ano

biomassa para gera%C3%A7%C3%A3o de energia 300x225 Um terço da eletricidade brasileira poderá ser gerada pela biomassa

Em tese, para se transformar biomassa em energia, bastaria retirar 40% do material deixado nas plantações, o que também contribuiria para a recuperação do solo.

A biomassa é capaz de gerar energia a partir de materiais orgânicos, como esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos, entre outros. O Brasil possui grande potencial para a produção de biomassa, atraindo empresas e institutos de pesquisas no exterior. Um convênio foi firmado entre a Coppe/UFRJ, a Universidade Chinesa de Tsingua e a campanha dinamarquesa Novozymes, a maior produtora de enzimas do mundo. O convênio visa testar matérias-primas brasileiras em processos de produção de biocombustíveis de 2ª geração.

Os resíduos vegetais produzidos pelo agronegócio possuem potencial de gerar 120 a 130 milhões de MW/h de energia ao ano – o que equivale a 1/3 da energia consumida no país. Em tese, para se transformar biomassa em energia, bastaria retirar 40% do material deixado nas plantações, o que também contribuiria para a recuperação do solo.

Um projeto da Coppe/UFRJ propõe a produção de etanol a partir da hidrólise da celulose no bagaço de cana, procurando aumentar em até 50% o aproveitamento energético da cana, que no processo normal aproveita apenas um terço da energia da planta. Com grande potencial energético, os dejetos de aves, suínos e bovinos também serão utilizados, visando diminuir os problemas ambientais causados por eles.

Por: Virgínia Maria de Araújo



Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas