Centro de Produções Técnicas

Cresce a produtividade da mamona para produzir biocombustíveis


Para esse ano, a estimativa é de colher 53 mil toneladas de oleaginosas

mamona 180x180 Cresce a produtividade da mamona para produzir biocombustíveis

A meta é alavancar a mamona como principal fonte de matéria-prima para o produção de biocombustíveis

Produtores de mamona do Ceará, estão entregando sacas cheias de manonas para a Petrobras Biocombustível, a colheita teve início essa semana e deve ser finalizada na semana que vem. A produtividade nessa safra chegou a 1,2 mil quilos por hectare em algumas propriedades, o que é três vezes superior à colheita passada.

Para estimular a produção dessa oleaginosa, a Petrobras está comprando toda a safra produzida pelos agricultores, pois o baixo índice de produtividade ainda é o grande problema dessa atividade. O desafio é conseguir uma produtividade superior ao custo de produção, que é, em média, de R$ 520 por hectare.

Com a meta de alavancar a mamona como principal fonte de matéria-prima para as usinas de biocombustível, foi desenvolvido o Programa Biodiesel do Ceará, implantado em 2007, com um investimento de R$ 19 milhões feito pelo governo estadual, e promovido pela parceria entre a Petrobras, a Secretária de Desenvolvimento Agrário (SDA), o Instituto Agropolos, a Emater-CE e algumas cooperativas rurais.

Foram plantados mais de 31 mil hectares de manona e girassol no Vale do Jaguaribe, em 2009, a produção chegou a 13 mil toneladas e, de acordo com a SDA, 19 mil famílias foram beneficiadas. Para esse ano, a estimativa é que estes agricultores colham 53 mil toneladas de oleaginosas em 79 mil hectares e toda a produção seja comprada pela Petrobras.

Por: Virgínia Maria de Araújo



Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

1 Comentário

  1. estou muito enteressado em plantar mamonas em 1 hectare na minha propriedade(entorno do df brasilia)queria saber onde adiquirir as sementes e onde vender a produçâo,principalmente e tambem saber o valor da saca ou kilo sei là para iniciar o plantio esse ano,obrigado e aguardo respostas

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas