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Combustíveis são produzidos a partir de materiais vegetais e animais para reduzir a dependência do petróleo


O biocombustível tem ligação com o conceito de sustentabilidade, em que os recursos naturais são utilizados para atender às necessidades atuais, sem comprometer as gerações futuras

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A cana-de-açucar é um dos materiais mais utilizados para produção de biocombustivel

Pesquisadores do Instituto Nacional de C&T de Energia e Ambiente, estudam a produção de combustíveis a partir de materiais vegetais e animais para reduzir a dependência de petróleo e a emissão de gases-estufa.

O estímulo para se desenvolver combustíveis que possam reduzir a dependência aos derivados de petróleo e a emissão de poluentes para a atmosfera, é cada vez maior. O objetivo é desenvolver combustíveis que possam ser utilizados em veículos, sem que esses necessitem de alterações em seus motores.

O biocombustível tem ligação ao conceito de sustentabilidade, em que o aproveitamento dos recursos naturais são utilizados para atender às necessidades atuais, sem comprometer as gerações futuras. São obtidos a partir da matéria orgânica existente em um ecossistema ou em uma população animal ou vegetal. As plantas, por meio da fotossíntese, transformam a energia solar que recebem em biomassa e os animais a geram pela ingestão de matéria orgânica.

O álcool (etanol e metanol), o biodiesel e o bioquerosene podem ser produzidos a partir da biomassa. As pesquisas, também, se concentram nas áreas ligadas à otimização dos processos de produção desses combustíveis, visando melhorar a relação custo/benefício e a competitividade frente aos combustíveis fósseis, buscando uma cadeia sustentável de produção.

O etanol e o biodiesel já são utilizados na frota veicular brasileira. O biodiesel não requer modificações nos motores de ciclo diesel para o seu uso, mas ainda está sendo estudada a durabilidade dos componentes veiculares que entram em contato com o combustível. Já a o etanol requer que o motor e seus componentes sejam ajustados para evitar perda de rendimento, entupimento de bico injetor e problemas de corrosão.

Por: Virgínia Maria de Araújo



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1 Comentário

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