Centro de Produções Técnicas

Borra de café é a nova geradora de energia


De um quilo de borra de café é possível extrair até 100ml de óleo, que gera em torno de 12ml de biodiesel

cafe oleo1 258x300 Borra de café é a nova geradora de energia

Assim como o óleo de soja, a mamona e o dendê, a borra de café pode ser convertida em biocombustível.

O consumo de café é grande no Brasil, de 2 a 3 xícaras diárias por habitante, o que representa cerca de 1,08 milhões de toneladas de borra de café, gerando uma quantidade grande de resíduo, usado como adubo em plantações, o que não é recomendado. O uso contínuo da borra de café pode contaminar o solo devido aos óleos presentes nela ou jogado fora no ambiente.

Com o objetivo de aproveitar essas sobras na a produção de energia, a professora Denise Moreira dos Santos, da USP, está demostrando que é possível usar a borra de café para gerar combustíveis. O processo para a obtenção do biodiesel é o mesmo adotado com outras matérias-primas, ou seja, o óleo é extraído por meio da utilização do etanol como solvente.

Após a extração, o óleo é posto em contato com um catalizador alcalino, que realiza uma reação de transesterificação com a qual se obtém o biodiesel. Os ácidos essenciais do café são semelhantes aos da soja, apenas estão presentes em menos quantidade. É possível extrair de um quilo de borra de café até 100ml de óleo, que gera em torno de 12ml de biodiesel.

A utilização desse biodiesel de café poderia ser feita nas pequenas comunidades agrícolas, em tratores e em máquinas. A implantação do processo de produção do biocombustível em escala industrial dependeria de uma trabalho de conscientização da população para não jogar fora a borra, que seria recolhida para a extração do óleo.

Por: Virgínia Maria de Araújo



Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas