Centro de Produções Técnicas

Babaçu é matéria-prima para produção de biodiesel


babaçu1 250x184 Babaçu é matéria prima para produção de biodiesel

O emprego do fruto na produção de energia é bem simples.

Pesquisadores do Inpa – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – estão desenvolvendo um estudo que busca provar que é possível substituir o petróleo e o diesel na geração de energia para pequenas cidades amazônicas. A matéria-prima utilizada nas pesquisas é resultante da fermentação de sobras de madeira e da queima do babaçu, fruto abundante na região, porém, pouco utilizado.

O isolamento, as dificuldades logísticas para o transporte de combustível e a concentração de populações rurais, além da necessidade de buscar fontes de energia limpa, foram os fatores que motivaram os pesquisadores. O emprego do fruto na produção de energia é bem simples. Após ser recolhido do chão, ele é jogado em caldeiras termelétricas.

Está sendo avaliado o volume de árvores de babaçu, que têm grande capacidade de germinação, disponíveis na região, a fim de medir a viabilidade econômica e ambiental. De acordo com estimativas dos pesquisadores, só o município de Barrerinha, a 330 km de Manaus, possui três milhões de árvores da espécie. A planta ainda pode ser encontrada em outros 20 municípios amazonenses e produz frutos o ano todo.

Além dos fatores ambientais e econômicos, no curso Produção de Biodiesel na Fazenda, o professor Dr. Paulo Suarez enfatiza os fatores sociais da produção de biocombustíveis.“A atividade agrícola gera muito mais emprego do que a indústria do petróleo. Então, substituir derivados do petróleo por derivados agrícolas leva a um aumento na geração de empregos, que ficarão no campo, diminuindo do êxodo rural”, afirma.

A pesquisa também fará levantamentos sobre a viabilidade econômica e logística da modificação da matriz termelétrica em pequenas cidades amazônicas. Os dados serão apresentados às indústrias e ao governo.

Texto de: Clara Peron

Você também vai gostar de ler:

Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas