Centro de Produções Técnicas

Você sabe como funcionam os biodigestores?


Nos biodigestores, a matéria orgânica é armazenada, onde permanece por vários meses até produzir o biogás

biodigestor producao de biodiesel Você sabe como funcionam os biodigestores?

“Os biodigestores apresentam vantajosa aplicabilidade no meio urbano, na indústria e no meio rural. No campo, por exemplo, muitos utilizam os dejetos das criações de animais e da agricultura para produzir combustível e energia que abastecem a fazenda. Essa prática economiza energia e aproveita resíduos que poderiam contaminar o solo e a água da região”, afirma Jorge de Lucas Júnior, professor do Curso a Distância CPT Construção e Operação de Biodigestores, em Livro+DVD e Online, da Área Energia Alternativa.

Na cidade, grande parte dos resíduos sólidos é destinada à reciclagem, mas os resíduos orgânicos, muitas vezes, são encaminhados a aterros onde levam anos para se decompor. “Quando não controlada de forma adequada, a matéria orgânica decomposta existente no aterro sanitário pode contaminar desde os lençóis freáticos até o ar”, afirma Maeli Estrela Borges, professora do Curso a Distância CPT Aterro Sanitário – Planejamento e Operação, em Livro+DVD e Online, da Área Meio Ambiente.

Por tais motivos, o melhor destino para os resíduos orgânicos é a produção de biogás. Ele contém 75% de metano e 25% de gás carbônico, ambos formados da decomposição da matéria orgânica por bactérias anaeróbicas. A forma mais econômica de produzi-lo é por meio dos biodigestores, onde ocorrem reações químicas, sem a presença de oxigênio, no momento em que as bactérias decompõem o material.

A energia produzida dentro dos reatores químicos (biodigestores) libera o biogás. Este é utilizado na indústria, como combustível ou como energia elétrica. Além disso, ele é um excelente substituto do gás natural ou GLP – Gás Liquefeito de Petróleo. Ambos são amplamente poluentes, além de não serem renováveis.

Como funcionam os biodigestores?

A matéria orgânica é armazenada em uma câmara escura onde permanece vários meses. Os resíduos orgânicos passam por uma cavidade e se acumulam no interior do biodigestor. O gás liberado na reação anaeróbica é transportado por um sistema de canalização para movimentar geradores de energia elétrica ou como combustível. No processo também é formado um resíduo, que sai por outra extremidade do equipamento – este é utilizado como biofertilizante na agricultura.

Como o biogás contém metano, um gás altamente tóxico, sua liberação na atmosfera causaria um impacto negativo no meio ambiente. Já nos biodigestores, ele é armazenado e transportado adequadamente até o seu destino final. Portanto, sua produção é viável dentro das técnicas corretas de aproveitamento de rejeitos orgânicos.

Fontes: Sua Pesquisa e Cursos CPT.

Confira o artigo “Biodigestor artesanal economiza gás com sustentabilidade” e aprimore ainda mais o seu conhecimento.



Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas