Centro de Produções Técnicas

Transporte com menor emissão de carbono


Atualmente, o setor de transporte é responsável por 13% das emissões globais e a projeção é que este número chegue a 40% até 2030

veiculos emissores de poluentes Transporte com menor emissão de carbono

Os veículos sao uma das principais fontes de emissao dos gases causadores de efeito estufa

O Brasil possui uma frota de 21.140 milhões de automóveis. Destes, 4.336 milhões são veículos comerciais leves, 1.743 milhões são caminhões, 315 mil são ônibus e 9.222 milhões são motocicletas. Mas ainda existe uma frota que inclui utilitários, tratores e outros veículos, que supera 68.5 milhões de unidades, sendo, na sua maioria, veículos individuais.

O país possui um aumento acelerado da frota de veículos. Contudo, o nível de emissão de gases poluentes tem caído, segundo dados divulgados no 1º Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários, lançado em 2010 pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

É estabelecido pela lei nº 11.097, de 13 de Janeiro de 2005, a obrigatoriedade da utilização gradativa de biocombustível na frota de veículos brasileira. O governo federal oferece estímulos, como a diminuição do IPI e o selo verde, que classifica o nível de poluição de cada modelo veicular. A obrigatoriedade da vistoria anual dos carros e a entrada de carros elétricos no mercado também contribuem para a diminuição da emissão de gases poluentes.

O álcool biocombustível tem sido essencial para a autonomia energética do Brasil. Ele é considerado ecológico, limpo, renovável e possui um dos maiores potenciais de crescimento. O pro-álcool gerou uma economia acumulada de 778 milhões de barris de óleo até o ano de 2005, evitando a emissão de 644 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera.

O gás natural, muito utilizado nos últimos tempos, também é responsável pela diminuição da poluição. O combustível que é resultante da transformação de fósseis pode ser considerado ecológico devido a sua origem orgânica. O gás tem uma queima limpa e isenta de agentes poluentes, o que proporciona maior durabilidade aos equipamentos que o utiliza.

Hoje em dia diversas são as alternativas ao diesel. Os biocombustíveis conquistam cada vez mais espaço na frota brasileira e os fabricantes de automóveis buscam soluções ambientalmente corretas e essas alternativas são fundamentais para diminuir o impacto do transporte ao meio ambiente.

Por: Virgínia Maria de Araújo



Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas