Centro de Produções Técnicas

Painéis isotérmicos em granjas: economia e produtividade


Os painéis isotérmicos garantem ao avicultor economia de energia elétrica e aumento na produtividade das aves

paineis isotermicos em granjas producao de biodiesel Painéis isotérmicos em granjas: economia e produtividade

A evolução tecnológica tem atingido níveis jamais imaginados antes. Nas granjas do Brasil e do mundo, os avanços vão desde o melhoramento genético até as melhorias no ambiente de criação das aves. Com isso, avicultores não apenas economizam na produção como também aumentam a produtividade do aviário. A junção de todos esses fatores tornou nosso país o terceiro produtor mundial de carne de frango. De acordo com dados da ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, são mais de 12 milhões de toneladas produzidas anualmente.

Uma das inovações dos aviários é a adoção de painéis isotérmicos. Em ambientes com temperatura controlada, as aves são criadas dentro dos padrões de conforto e bem-estar animal, o que potencializa a produção das aves e a qualidade da carne. Sem falar que o isolamento térmico realizado dessa forma garante maior economia ao avicultor, pois permite maior eficiência energética.

É importante ressaltar, que alguns produtores gastam valores exorbitantes com energia elétrica na utilização de ventiladores e refrigeradores convencionais para garantir a boa performance das aves. Caso contrário, as variações bruscas de temperatura podem contribuir com o aumento do índice de mortalidade das aves. Na verdade, os painéis isotérmicos são extremamente vantajosos para os granjeiros e para as aves.

Construídos com chapas de aço galvanizado e espumas de poliuretano ou poliestireno, os painéis isotérmicos podem perfeitamente entrar em contato com a umidade sem sofrerem oxidação, além de terem grande durabilidade – graças ao tratamento do aço. Sem falar que o tempo de montagem e instalação do equipamento é bem menor quando comparado a outros equipamentos de refrigeração de ambientes.

Segundo pesquisas recentes, os painéis isotérmicos são planejados para auxiliar na estabilização da temperatura com a metade de sua capacidade. Isso significa menores gastos com energia elétrica e maior economia ao avicultor. Afinal, para aumentar a rentabilidade das granjas, “é necessário fazer o uso racional da energia, produzindo da mesma maneira, com menor custo no consumo”, afirmam Luciano Borges Barreto Salum e Ronaldo Flora Coelho, professores do Curso a Distância CPT Como Reduzir o Custo da Energia Elétrica na Fazenda, em Livro+DVD e Online, da Área Eletricidade na Fazenda.

Fontes: Isoport, Termkcal e Segs.

Confira o artigo “Inovação tecnológica – geração de energia do lixo” e aprimore ainda mais o seu conhecimento.



Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas