Centro de Produções Técnicas

Maior parque de energia solar fica no Brasil


A forte radiação solar, a baixa umidade relativa do ar e os longos períodos de sol tornaram o sertão piauiense o maior parque de energia solar da América do Sul

parque de energia solar producao de biodiesel Maior parque de energia solar fica no Brasil

Uma das principais vantagens do Brasil é o seu clima tropical, com ventos e raios solares frequentes e constantes, principalmente no Nordeste e no Sul do país. Com o advento das energias renováveis, passamos a investir em projetos inovadores, que usam nossos recursos naturais em prol da sustentabilidade. Hoje, tanto a energia eólica como a energia solar trazem benefícios ao meio ambiente e à sociedade. É o que tem acontecido no sertão do Piauí. Lá um projeto envolvendo o uso de energia solar tem favorecido inúmeras famílias rurais.

Na verdade, “o aproveitamento da energia solar representa uma alternativa para locais, onde a implantação do sistema elétrico convencional é inviável, técnica e economicamente, ou em situações, em que se deseja reduzir os custos com a energia elétrica convencional”, afirma Nelson Fernandes Maciel, professor do Curso a Distância CPT Energia Solar para o Meio Rural, em Livro+DVD e Online, da Área Energia Alternativa.

A forte radiação solar, a baixa umidade relativa do ar e os longos períodos de sol tornaram o sertão piauiense o maior parque de energia solar da América do Sul. Em uma região onde não havia sequer energia elétrica foram instalados milhares de painéis solares. A extensão do parque equivale a uma área de proporções gigantescas (700 campos de futebol). No projeto, participam profissionais de várias nacionalidades, além de brasileiros. Todos trabalham duro para tornar a energia solar viável na região.

Após estudo criterioso, Ribeira do Piauí, uma cidade a 490 quilômetros de Teresina, foi escolhida para a implantação da usina. Há pouco tempo em operação, ela já fornece 292 megawatts ao sistema interligado nacional, capaz de suprir o abastecimento de uma cidade com 1,2 milhão de habitantes. Segundo Tomassio Quadrini, gerente de projetos, está comprovado o potencial da energia solar, o que a torna uma excelente fonte de contribuição para a matriz energética do país.

Entretanto, o aproveitamento da energia solar ainda é muito sutil no Brasil, quando comparado ao uso desse tipo de energia em outros países. Atualmente, a contribuição da energia solar em todo território nacional corresponde a 0,2%. Mas o objetivo é chegar a 10% em 2030.

Fonte: G1.

Confira o artigo “A importância da energia solar para o Brasil” e aprimore ainda mais o seu conhecimento.


Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas