Centro de Produções Técnicas

Energia alternativa e renovável são a mesma coisa?


A energia solar é um tipo de energia alternativa e renovável; já o carvão é energia alternativa, mas não é renovável

energia alternativa e renovavel producao de biodiesel Energia alternativa e renovável são a mesma coisa?

“Além de ser inesgotável e gratuita, a energia solar é, indiscutivelmente, considerada uma fonte de energia limpa, ou seja, não degrada o meio ambiente, além de ser uma excelente alternativa para redução dos custos da energia elétrica fornecida por concessionárias”, afirma Evandro Sérgio Camêlo Cavalcanti, Curso a Distância CPT Energia Solar para Aquecimento de Água, em Livro+DVD e Online, da Área Energia Alternativa.

A energia solar é um tipo de energia alternativa e renovável. Já o carvão é energia alternativa, mas não é renovável. Embora muitos as confundam como se fossem a mesma coisa, essa é uma incongruência, pois ambas divergem. Se as considerarmos no contexto da sustentabilidade, toda energia que pode substituir outra convencional é classificada como alternativa. Já nem todas as fontes alternativas de energia são renováveis.

Como dissemos, o carvão é uma energia alternativa, pois pode substituir a gasolina (combustível fóssil não renovável). Isso porque para ser renovável, a energia deve vir de fontes naturais regeneradoras. Portanto, energia solar, eólica e ondomotriz são renováveis. Elas se originam de fontes limpas – como o sol, os ventos, o mar, e são inesgotáveis. Já o óleo diesel e a gasolina se esgotam e não se renovam.

Os tipos de energia alternativa renováveis causam baixos impactos no meio ambiente.  “Entretanto, para a sua implantação, é necessária a avaliação de impactos ambientais, com a observação de pontos que possibilitem a harmonização da relação do homem com o ambiente, para disciplinar a ação humana e impor limites à utilização dos recursos naturais pelo homem”, afirma Elias Silva, professor do Curso a Distância CPT Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais, em Livro+DVD e Online, da Área Meio Ambiente.

Fonte: Techtudo.

Confira o artigo “Conheça as principais fontes de energia no Brasil” e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Salvar

Salvar

Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas