Centro de Produções Técnicas

Casas poderão ter micro usinas de energia


O Ministério de Minas e Energia vê a micro geração de energia como aposta decisiva para que a energia solar finalmente decole no país

casaeficiente 300x165 Casas poderão ter micro usinas de energia

Para que a micro geração se torne realidade é preciso que haja adesão do consumidor

O governo brasileiro vai permitir a regulamentação das micro usinas de energia elétrica para uso doméstico. O projeto foi instituído pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A micro geração de energia poderá ser feita com painéis solares e mini torres eólicas.

As micro usinas são painéis solares instalados em residências com o intuito de complementar a geração de energia elétrica. O cidadão que optar pela micro usina continuará consumindo a energia fornecida pela distribuidora. Contudo, o medidor de sua casa também irá contabilizar a potência gerada pelos painéis solares. No fim do mês será abatido da conta de luz, pela concessionária de energia, o volume gerado pelos equipamentos.

Caso a residência gere energia excedente, esta será enviada ao sistema integrado nacional. Ivan Camargo, superintendente de regulação da distribuição da Aneel, explica que “quando isso ocorrer, o consumidor terá um tipo de crédito em sua conta, que será abatido no consumo dos meses seguintes”.

Paulo Anselmo Ziani Suarez, professor do curso Produção de Biodiesel na Fazenda, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que este tipo de iniciativa que busca o uso e o desenvolvimento de energias alternativas são impulsionadas tanto por fatores econômicos quanto por fatores sociais, já que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente.

O governo deve criar linhas de crédito de financiamento para o programa. O secretário Altino Ventura Filho afirma que “a ideia é que o cidadão possa pagar um preço pelo equipamento baseado no valor que conseguir economizar em conta de luz“.

Por: Virgínia Maria de Araújo



Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

1 Comentário

  1. Se houvesse qualquer interesse do Ministério de Minas e Energia em ver as residências gerando sua própria energia (através de painéis solares), providenciaria a isenção de impostos sobre a importação destes painéis. Metade do preço pago por eles aqui no Brasil é imposto…

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas