Centro de Produções Técnicas

Estudos para aumentar escala de energia solar


O Ministério de Minas e Energia está fazendo pesquisas para aumentar o potencial do Brasil na geração de energia solar

energia solar2 Estudos para aumentar escala de energia solar

O aumento do consumo exigirá a ampliação do uso de energias alternativas

Considerada uma fonte de energia limpa e renovável, a energia solar não polui o meio ambiente. É captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas e transformadas em energia mecânica ou elétrica. É usada, principalmente, em residências, para aquecer a água.

Estudos da viabilidade do potencial brasileiro para a geração em grande escala de energia solar estão sendo elaborados pelo Ministério de Minas e Energia. Segundo o ministro Edison Lobão, a pesquisa norteará os requisitos para a certificação da energia, as estimativas de custos, os encargos e os tributos da capacidade de produção. Além disso, fará um levantamento dos principais fornecedores de equipamentos e elementos essenciais para a competitividade e contratação da fonte.

Para Lobão, o consumo de energia elétrica no país aumentará 5,1%, nos próximos dez anos, o que exigirá investimentos e a ampliação do uso de energias alternativas, como a biomassa, a energia eólica e a solar. “Para manter o ritmo do seu desenvolvimento, o Brasil não deve e não pode abrir mão das riquezas que a natureza nos ofereceu e que conservamos até hoje”, acrescenta o ministro.

Serão investidos aproximadamente R$ 214 bilhões em projetos hidrelétricos no Brasil nos próximos dez anos. Até o final de 2020, o potencial das usinas eólicas será de 11 mil MW. Já a biomassa deve crescer dos atuais 5,4 mil MW instalados para mais de 9 mil MW até 2020. Haverá também a realização de leilões específicos para a contratação de energia elétrica proveniente das usinas eólicas, explica Edison.

Por: Virgínia Maria de Araújo



Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas