Centro de Produções Técnicas

A importância da energia solar para o Brasil


Além de renovável, a energia solar é inesgotável e não causa impactos negativos no meio ambiente

importancia da energia solar producao de biodiesel A importância da energia solar para o Brasil

A manutenção dos painéis solares é mínima, pois eles possuem grande durabilidade.

Tamanha é a importância da energia solar para o Brasil, que muitas regiões do país têm adotado o sistema, seja em propriedades rurais ou centros urbanos. Trata-se de meio renovável, limpo e sustentável de gerar eletricidade ou calor. Portanto, vale a pena investir na energia gerada pelo sol, pois, além de economizar na conta de luz, a sua utilização reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera.

A energia gerada pelo sol é renovável e inesgotável

A energia solar apresenta grande potencial e possui inúmeras vantagens. Além de renovável, ela é inesgotável e não causa impactos negativos no meio ambiente. Futuramente, o aproveitamento da energia solar poderá solucionar os vários problemas energéticos do país. Nos dias de hoje, sua implantação ainda requer custos altos e instalações complexas, por isso, muitas regiões ainda não a utilizam.

A energia solar é uma alternativa para locais onde a energia elétrica é inviável

No mais, “a técnica de aproveitamento da energia solar, para fornecimento de energia elétrica, representa uma alternativa para locais, onde a implantação do sistema elétrico convencional é inviável, técnica e economicamente, ou em situações em que se deseja reduzir os custos com a energia elétrica convencional”, afirma Nelson Fernandes Maciel, professor do Curso a Distância CPT Energia Solar para o Meio Rural, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

Outro fator importante é a disponibilidade gratuita dos raios solares

Outro fator importante é a disponibilidade gratuita dos raios solares, que apenas precisam ser captados em painéis solares para gerar energia, sem a necessidade de desmatar a área de implantação do sistema. Já nas hidrelétricas, para a captação de energia, grandes barragens devem ser construídas – o que requer gastos exorbitantes, além de gerar grande impacto no meio ambiente, como o desmatamento de grandes áreas.

A utilização da energia solar não polui o meio ambiente

Na fabricação dos painéis solares, os resíduos poluentes são controlados por meio de técnicas modernas de descarte de materiais. Portanto, não há poluição ambiental nem impacto nos recursos naturais. Além disso, quando a energia solar é utilizada, seu fornecimento ocorre de forma natural sem poluir o meio ambiente.

Fontes: Portal Energia e Brasil Escola.

Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

2 Comentários

  1. Muito bom…
    Me ajudou muito em um planejamento de gestão.
    Recomendo !!!

    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

    1. Olá Stella,
      Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes por saber que a nossa matéria te ajudou.
      Atenciosamente,
      Ana Carolina dos Santos

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas