Produtores de biocombustível pedem regulamentação do B10

O acréscimo contribui com as pequenas e médias usinas e com os agricultores familiares

O B10, aumento para 10% na mistura de biodiesel ao combustível comum, está sendo reivindicado pelas entidades que representam a cadeia produtiva do "óleo verde". Para o presidente-executivo da União Brasileira do Biodiesel - Ubrabio, Odacir Klein, essa mistura é uma solução para os pequenos produtores.

Isso porque essa obrigatoriedade também contribui com as pequenas e médias usinas, que precisam dar assistência aos agricultores familiares para obterem o Selo Combustível Social. Klein ainda afirmou que esse acréscimo valoriza a diversificação das matérias-primas.

As mais utilizadas são a cana-de-açúcar, o pinhão-manso, mamona, girassol, soja e coco macaúba. Com exceção da soja, o CPT - Centro de Produções Técnicas em parceria com instituições de pesquisa e professores especialista nas áreas, desenvolveu cursos de capacitação sobre essas culturas. Essa também é uma forma de inserir os pequenos produtores nesse mercado.

De acordo com Rubens Freitas, Superintendente de Abastecimento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), 5% já é obrigatório, mas o governo tem autorizado a adição de 20% de biodiesel para algumas empresas. As linhas de ônibus coletivo, ecofrotas, são exemplo disso. "Acho que é um nicho de mercado que tem tudo a ver com a melhoria da qualidade do ar. Se todas as regiões metropolitanas puderem pedir autorização específica de uso acompanhado, será ótimo para o meio ambiente", frisou Freitas.

Esse crescimento do Programa Nacional de Biodiesel e os componentes de um novo marco regulatório serão discutidos no Biodiesel Congress 2011. O evento ocorrerá em São Paulo, nos dias 27 a 29 de julho. Estarão presentes representantes do governo federal, entidades do setor, pesquisadores e empresários da iniciativa privada do Brasil e do exterior.

Texto de: Ariádine Morgan

Administrador 18-07-2011 Eletricidade na Fazenda

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.