Mercado doméstico de etanol hidratado está aquecido

A venda de etanol hidratado para uso doméstico teve um aumento bastante significativo, na primeira quinzena de outubro.

Dados atualizados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar comprovam um aumento bastante significativo nas vendas de etanol hidratado para uso doméstico

Mercado doméstico de etanol hidratado está aquecido No mês de outubro, o mercado doméstico de etanol hidratado etá bastante aquecido.

A venda de etanol hidratado para uso doméstico teve um aumento bastante significativo, na primeira quinzena de outubro, devido à alta dos preços da gasolina. Segundo dados da Única - União da Indústria de Cana-de-Açúcar, as vendas subiram 22,48% em relação ao mesmo período em 2014.

Dos 1,28 bilhão de litros produzidos no Centro-Sul do Brasil, 1,18 bilhão de litros foram destinados ao mercado interno e 97,1 milhões, à exportação. De fato, um aumento bastante expressivo, o que indica a procura do consumidor brasileiro por alternativas diante da crise econômica em que o país se encontra.

A busca dos consumidores pelo etanol hidratado vem aumentando nos últimos dias. Só na primeira quinzena de outubro, o volume do combustível renovável atingiu 836,83 milhões de litros. Ou seja, as vendas totalizaram um aumento de 37,29%, um número bem maior do que os 609,55 milhões de litros no mesmo período em 2014.

Do início de abril deste ano até a primeira quinzena de outubro, a comercialização de etanol (efetuada pelas unidades produtoras do Centro-Sul) chegou à casa dos 16,31 bilhões de litros. Desse total, 15,26 bilhões foram para o abastecimento doméstico e 1,06 bilhão de litros para o mercado externo. Um aumento de 24,82% em relação ao que foi vendido no mesmo período em 2014.

De acordo com o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, a procura por etanol hidratado permaneceu elevada nos 15 primeiros dias do mês de outubro. Mas isso era esperado já que houve aumento de preços da gasolina pela Petrobras no final de setembro.

Quanto ao mix de produção, 56,6% da cana-de-açúcar processada foi voltada à produção do renovável, praticamente a mesma porcentagem (56,8%) no mesmo período de 2014. Já do início desta safra até 16 de outubro, foram totalizados 58,29% quando comparados aos 56,1% do ciclo anterior.

Além de ser estimulante para a economia do país, o aquecimento do mercado doméstico de etanol hidratado diminui o impacto ambiental no meio ambiente.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Globo Rural.

Administrador 28-10-2015 Combustíveis e o Mundo

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.