Centro de Produções Técnicas

Carvão de bambu para produção de biomassa


A tecnologia diminui o ritmo de desmatamento, minimizando os impactos ao meio ambiente

Bambu para a produ%C3%A7%C3%A3o de biomassa Carvão de bambu para produção de biomassa

O bambu é uma planta que cresce naturalmente em todo o continente africano, o que faz dela uma alternativa viável, limpa e mais sustentável que a lenha

O bambu é uma planta que oferece inúmeras vantagens econômicas devido ao rápido crescimento e à facilidade de estabelecer o plantio, a manutenção e a colheita. Além disso, seu material pode ser utilizado como combustível, papel, material de construção ou alimento e possui fins ecológicos, como a produção de carvão vegetal.

Foi desenvolvida uma tecnologia no continente africano para ajudar a alavancar o setor de bioenergia, diminuir o ritmo de desmatamento e, consequentemente, o impacto da mudança climática. A rede Internacional de Bambu e Rattan (Inbar), organização sediada na Ásia, juntamente com países da África, pretendem estimular o uso de carvão retirado do bambu para diminuir o uso de madeira para a lenha entre as famílias subsaarianas.

A biomassa produzida pelo carvão de bambu está no centro das políticas de energias renováveis devido a estudos que preveem que a queima de madeira por famílias africanas irá liberar o equivalente a 6,7 bilhões de toneladas de gases do efeito estufa até 2050.

O bambu é uma planta que cresce naturalmente em todo o continente africano, o que faz dele uma alternativa viável, limpa e mais sustentável que a lenha, explica J. Coosje Hoogendoorn, diretor geral da Inbar, em evento paralelo que ocorreu nesta sexta-feira (2) durante a COP 17, em Durban, na África do Sul. “Sem essa alternativa, o carvão vegetal proveniente da madeira continuará a ser a fonte primária de energia nas próximas décadas, o que acarretaria consequências desastrosas”, acrescenta.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Para obter mais informações sobre o tema acesse: http://www.producaodebiodiesel.com.br/combustiveis-e-o-mundo/producao-carvao-mineral-forno-carbonizacao-biodiesel-biocombustivel



Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas