Centro de Produções Técnicas

Bioenergia tem o Brasil como país modelo para sua produção e estudo


biodiesel 250x166 Bioenergia tem o Brasil como país modelo para sua produção e estudo

O Brasil é o segundo produtor mundial de bioetanol.

O Brasil é o exemplo de como um país pode usar a bioenergia para suprir suas necessidades energéticas, de acordo com o relatório da FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. A pesquisa, segundo a organização, apresenta uma nova proposta para ajudar governos na avaliação dos prós e contras nos investimentos do setor.

As questões do estudo estão relacionadas à viabilidade de desenvolvimento da bioenergia e seu impacto na oferta de alimentos e segurança alimentar das famílias. Além disso, foram analisadas as dimensões sociais e ambientais da produção de bioenergia.

O alto preço do petróleo, a preocupação com a segurança energética e as emissões de gases de efeito estufa estão entre os fatores mais preponderantes para o aumento da produção, segundo a FAO. A instituição salienta, também, que esse investimento traz melhorias a toda infraestrutura agrícola e ao transporte nas áreas rurais, além de criar empregos e aumentar a renda das famílias.

Ao citar o Brasil, a FAO disse que, “o país é o segundo produtor mundial de bioetanol e tem cerca de um milhão de veículos movidos pelo combustível procedente da cana-de-açúcar”. A Europa se enquadra como o grande mercado consumidor de bioenergéticos e oferece oportunidades aos produtores e aos países em desenvolvimento, como o Brasil.

Os projetos de pequena escala, não voltados à exportação, também tendem a melhorar a segurança alimentar e ajudar a impulsionar as economias rurais.

Você também vai gostar de ler:

Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas