Teor de 100% de biodiesel no diesel não prejudica motores

Relatório embasado em estudos afirma serem irrelevantes os riscos de avarias aos motores pelo alto uso percentual de biodiesel no diesel.

Relatório embasado em estudos afirma serem irrelevantes os riscos de avarias aos motores pelo alto uso percentual de biodiesel no diesel

biodiesel Teor de 100% de biodiesel no diesel não prejudica motores

Segundo relatório levado à Câmara Setorial de Oleaginosas e Biodiesel (Brasília), o teor de biodiesel no diesel pode chegar a 100% sem prejudicar os motores. Este documento foi embasado em 57 estudos de 12 países, que afirmam serem irrelevantes os riscos de avarias aos motores pelo alto uso percentual de biodiesel.

Nas pesquisas realizadas, foram levados em consideração o consumo de combustível, as emissões de gases poluentes, a durabilidade e a potência dos veículos. E os resultados foram bastante favoráveis, independentemente do tipo de matéria-prima utilizado na fabricação do biodiesel, seja ela soja, sebo bovino ou dendê.

Atualmente, no Brasil, mistura-se apenas 7% de biodiesel no diesel. Entretanto, a cadeia produtiva de biocombustível nacional pretende investir em mais pesquisas para validar o aumento da porcentagem na mistura.

Esta é uma excelente notícia para o país, pois o biodiesel é um combustível renovável e não poluente. Com isso, as usinas se veem estimuladas a produzirem mais. Só no primeiro bimestre deste ano, o volume de entregas de biodiesel às distribuidores aumentou 32%. E as perspectivas são para um aumento ainda mais significativo.

De acordo com Leonardo Zilio, assessor econômico da Associação Brasileira das Indústrias de Óleo Vegetal, o setor de produção de biodiesel solicita um aumento de 1% ao ano, além de um cronograma oficial para que isso seja efetivado. A meta é atender a todo mercado nacional.

Como há grande competitividade da cadeia produtiva de biodiesel de soja (uma das principais matérias-primas para produção de biocombustível) com outras cadeias (alimentos, industrial, óleo doméstico), é imprescindível desenvolver alternativas para suprir, com eficiência, a demanda nacional.

Outro objetivo do setor é incluir a Agricultura Familiar na produção de biocombustíveis. Esta é a chance de desenvolver áreas menos favorecidas no ambiente agrícola. Em 2014, cerca de 85 mil famílias foram beneficiadas pelo Plano Nacional de Produção e Uso do Biodiesel. E as estimativas são de aumento nos próximos anos.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Canal Rural.

Administrador 12-11-2015 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.