Produção de biodiesel de óleo de peixe

O biodiesel de óleo extraído de vísceras de peixes, chamado OGR, vem da produção sustentável dos piscicultores cearenses em parceria com a Petrobras.

O biodiesel de óleo extraído de vísceras de peixes, chamado OGR, vem da produção sustentável dos piscicultores cearenses em parceria com a Petrobras

Produção de biodiesel de óleo de peixe O óleo para produção de biodiesel pode ser extraído das vísceras de peixes.

Piscicultores no Ceará passaram a aproveitar o óleo de peixe para produção de biodiesel e têm lucrado com isso. São 40 cooperados que se uniram em prol de um ideal: gerar renda para as famílias da região com a produção sustentável. Trimestralmente, a cooperativa distribui 15 mil litros de óleo das vísceras das tilápias a R$ 2,20 o litro.

O resíduo do processamento das tilápias passa por caldeiras até que surja o óleo de peixe. Em seguida, o óleo é transportado para a usina da Petrobras, em Quixadá (CE), para ser processado até virar biocombustível. Atualmente, a UFC - Universidade Federal do Ceará, está trabalhando em uma máquina para potencializar a produção, com capacidade para processar 120kg de vísceras/hora.

Uma das vantagens do óleo de peixe é no refinamento pela capacidade de limpeza dos equipamentos - como trocadores de calor e tubulações. Com isso, foram reduzidas as interrupções para limpeza da unidade de processamento. Outra vantagem é o rendimento do óleo -  cerca de 1 kg de óleo para a produção de 1 kg de biodiesel. A glicerina e o ácido graxo produzidos na produção do biodiesel também apresentam boa rentabilidade.

Segundo a Petrobras, a produção de biodiesel de óleo extraído de vísceras de peixes, chamado OGR, já começou a pleno vapor. Com isso, inúmeros piscicultores familiares cearenses terão renda garantida, pois serão comercializadas 15 toneladas de resíduos e gorduras de peixe por mês na região. Além das inúmeras vantagens aos piscicultores, a produção de pescado da região torna-se um excelente passivo ambiental - matéria-prima para a produção de biocombustível.

Apenas em dezembro foram produzidas 4,55 toneladas de óleo de peixe para produção de biodiesel. Esta quantia foi determinada no primeiro contrato de compra estabelecido entre a Petrobras e a Cooperativa dos Produtores do Curupati (CE). O contrato foi assinado em dezembro de 2014, assim como o convênio com a Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará, que dá assistência técnica aos piscicultores dos açudes de Orós e Castanhão.

Fontes: Revista Globo Rural e EBC.

Confira os Cursos CPT a Distância da Área Piscicultura.

Administrador 03-01-2017 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.