Importância do biodiesel para o Brasil e para o mundo

Tecnologia em avanço no país e no mundo, o biodiesel é considerado o combustível do futuro - como excelente substituto do diesel fóssil.

Tecnologia em avanço no país e no mundo, o biodiesel é considerado o combustível do futuro - como excelente substituto do diesel fóssil

Importância do biodiesel para o Brasil e para o mundo O biodiesel é importante para o Brasil, pois reduz a petrodependência.

Mamona, girassol, coco macaúba, amendoim, soja, pinhão-manso - e até mesmo óleo residual de frituras, viram um eficiente combustível. E melhor! Renovável! Agregados ao etanol (cana-de-açúcar) ou ao metanol (biomassa de madeiras), os óleos extraídos de vários vegetais tornam-se energia capaz de mover motores e veículos - sem agredir o meio ambiente, como fazem os combustíveis fósseis. Portanto, o biodiesel é, de fato, muito importante para o Brasil – e para o mundo.

Tecnologia em avanço no país e no mundo, o biodiesel é considerado o combustível do futuro - como excelente substituto do diesel fóssil.  Tamanha é a sua importância que países em todo mundo vêm desenvolvendo pesquisas para aperfeiçoar e potencializar os resultados do combustível orgânico nos motores a diesel. Tudo em prol da redução da emissão de gases nocivos à atmosfera terrestre.

Pesquisas com biocombustível vêm sendo feitas desde o século XX. Em especial, por parte dos países europeus. Em 1895, Rudolf Diesel criou o motor diesel, mas foi no ano de 1900 que o cientista testou o motor com óleo de amendoim como combustível. Com isso, ele provou que o motor diesel é capaz de funcionar perfeitamente com óleos vegetais – o que pode impulsionar o desenvolvimento agrícola de muitos países.

Além de aumentar a renda de muitas famílias rurais, diminuir a importação do combustível fóssil e não agredir o meio ambiente, o biodiesel pode potencializar a economia de muitas regiões espalhadas pelo mundo. Não é coincidência que muitos países se tornaram os maiores produtores mundiais de biodiesel, como os Estados Unidos, alguns países da União Europeia e o Brasil (segundo produtor no ranking mundial).

Uma das principais vantagens de otimizar a produção de biodiesel no Brasil é a redução da “petrodependência”, ou seja, dependência da importação de petróleo de outros países. Do mesmo modo, a inserção do biodiesel garante para o país a participação de fontes limpas em nossa central de energia – o que nos coloca em destaque no contexto mundial de energia renovável.

É importante destacar que os Estados Unidos e a Argentina, assim como alguns países da União Europeia e de outras regiões do mundo, têm estimulado o aumento da produção de biocombustíveis com o objetivo principal de substituir o diesel fóssil. A missão desses países é minimizar os efeitos nocivos dos gases (gás carbônico e enxofre) à atmosfera terrestre e ao Planeta.

Portanto, o biodiesel é importante para o Brasil e para o mundo porque:

->Não participa do aquecimento global, pois sua queima alcança baixos índices de poluição;->Garante emprego e renda a inúmeras famílias rurais (estimula a agricultura familiar);->Desenvolve a agricultura de várias regiões produtoras de grãos oleaginosos;->Reduz a importação de petróleo de outros países (diminui a “petrodependência”);->Se produzido em larga escala, os custos tornam-se mais baixos – em relação aos derivados de petróleo.

Fontes: Programa Nacional de Produção & Uso do Biodiesel e Sua Pesquisa.

Administrador 22-06-2016 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.