Centro de Produções Técnicas

Etanol, melhor biocombustível


bioetanol 250x180 Etanol, melhor biocombustível

Etanol emite 90% menos gases poluentes e ainda pode ser misturado à gasolina.

O álcool combustível, agora chamado de etanol, é limpo e renovável, considerado o mais bem sucedido entre os biocombustíveis (biodisel, biogás, biometanol, óleo vegetal, entre outros). Extraído da cana-de-açúcar, milho ou mandioca, emite 90% menos gases poluentes que os combustíveis fósseis e ainda pode ser misturado à gasolina.

O Brasil é o país com tecnologia mais avançada nas pesquisas e produção do bioetanol. As primeiras experiências nacionais com o combustível datam de 1927, motivadas pela crise industrial e agrícola internacional no pós-guerra. Na época, toda gasolina era importada dos Estados Unidos; por isso, ter um combustível fabricado no país significava economia de divisas e certa independência energética.

No curso Produção de Álcool Combustível na Fazenda, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor Dr. Juarez de Souza e Silva, ressalta que, em pequena escala, é possível produzir etanol na propriedade rural. “Embora o álcool possa ser obtido a partir de diferentes fontes alternativas, como anteriormente mencionadas, a cana-de-açúcar, pela maneira como é cultivada, é a matéria-prima mais importante e mais aconselhada para a produção de álcool nas fazendas”, comenta.

Atualmente, a gasolina comercializada contém uma mistura de 25% de álcool. Desde 2003, circulam veículos tipo flex, que aceitam os dois combustíveis. Quanto à questão econômica, por ter combustão fria, o etanol é consumido mais rápido; porém, deixa o motor do carro mais forte. Para ser compensador, seu preço deve ser 30% menor. Em 18 estados brasileiros seu uso é mais vantajoso.

Texto de: Clara Peron

Você também vai gostar de ler:

Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas