Centro de Produções Técnicas

Embrapa intensifica seus estudos sobre produção de energia


embrapa cultivo pinhao manso biodiesel 250x250 Embrapa intensifica seus estudos sobre produção de energia

A Embrapa irá desenvolver sistemas de produção e melhoramento genético de várias oleaginosas.

As pesquisas sobre a produção de biocombustíveis ganharam mais um incetivo da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). A organização inaugurou o Núcleo de Apoio a Culturas Energéticas (NACE), que servirá de apoio aos trabalhos de experimentação e desenvolvimento de tecnologias agronômicas, industriais e estudos relativos às cadeias produtivas.

Para o chefe-geral da Embrapa Cerrados, Wenceslau Goedert, o grande desafio será o desenvolvimento de tecnologias que permitam a produção sustentável, em escala comercial, da grande variedade de espécies vegetais com potencial para agroenergia. Essa unidade da Embrapa será responsável por desenvolver sistemas de produção e melhoramento genético das espécies pesquisadas, entre elas, pinhão-manso, dendê, macaúba, cana-de-açúcar e forrageiras.

O professor Dr.º Luiz Angelo Mirisola acredita muito no potencial da macaúba. Segundo ele, no curso Cultivo e Processamento de Coco Macaúba para Produção de Biodiesel, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “os investimentos em torno da macaúba têm se intensificado nos últimos anos, à medida que se percebe o grande potencial econômico e seu cultivo e exploração”.

A Embrapa Agroenergia irá analisar a qualidade das matérias-primas e desenvolver os processos industriais de conversão de biomassa em biocombustíveis e outras formas de energia. O presidente da Associação Brasileira de Produtores de Pinhão-Manso, Mike Lu, afirmou que, “com essas pesquisas, o Brasil poderá se tornar líder na produção de energia, além de motivar o agronegócio e a agricultura familiar a trabalharem com essa cultura”.

Os resultados dessas pesquisas são aguardados com ansiedade pelos produtores, uma vez que elas irão apoiar dois importantes programas: de produção de biodiesel e de bioquerosene para aviação.

Texto de: Ariádine Morgan

Você também vai gostar de ler:

Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas