Condições de cultivo da mamona para produção de biodiesel

A mamona para se tornar mais produtiva e alcançar o seu pleno desenvolvimento requer alta luminosidade e chuvas durante todo o ano.

Para que a mamoneira produza frutos com sementes de alto teor oleaginoso, a planta deve receber bastante calor e luminosidade

Condições para produção de mamona

A mamoneira (Ricinus communis L.) é uma oleaginosa típica do Continente Africano. No Brasil, a planta se adapta facilmente a várias regiões, podendo ser cultivada de Norte a Sul do país. Entretanto, para se tornar mais produtiva e alcançar o seu pleno desenvolvimento, a mamona requer alta luminosidade, cerca de 12 horas diárias, e chuvas durante todo o ano. A temperatura ideal deve oscilar entre 20 e 30°C. Se estiver acima de 40°C, pode reduzir o teor de óleo das sementes, tornando-as impróprias para a produção de biodiesel.

O Brasil está entre os principais produtores mundiais de mamona

Favorecidas pelo clima, entre outros aspectos de igual importância, a Índia e a China estão entre os maiores produtores mundiais de mamona. E o Brasil vem se juntando a estes países, tendo como principais produtores: Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Ceará e Piauí. Mas isso não descarta o desenvolvimento de outras regiões brasileiras quanto ao cultivo e à produção de mamona.

Os frutos do mamoneiro podem apresentar distinções na cor, no tamanho e na forma

Em geral, os frutos da mamona são cobertos por espinhos, mas algumas variedades de mamoneira produzem frutos lisos. Isso não altera a principal característica da planta: produção de óleo. Dentro de cada fruto, estão as sementes oleaginosas. Dependendo da cultivar, elas podem apresentar distinções em relação à cor, ao tamanho, à forma, entre outros aspectos.

O albúmen, localizado abaixo da casca da mamona, é rico em óleo

Segundo os professores Reinaldo Nunes de Oliveira e Nívio Poubel Gonçalves, do Curso CPT Cultivo e Processamento de Mamona, a parte do fruto mais importante para a produção de óleo vegetal e biodiesel (o albúmen) se localiza abaixo da casca do fruto, pois é rica em óleo.

O teor de óleo do albúmen depende da quantia de calor recebida pela planta

Entretanto, o teor de óleo do albúmen depende muito da quantia de calor recebida pela mamoneira. Daí a importância da temperatura e da luminosidade para o cultivo de mamona. Da mesma forma, o solo deve possuir média textura, apresentar pH entre 6,0 e 6,8, estar bem drenado e ser rico em nutrientes.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Wikipédia e Indústria Rural.

Administrador 10-07-2015 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.