Como produzir biodiesel de girassol

Para produzir biodiesel de girassol, os grãos da planta são prensados até que seja extraído o óleo puro, que, em seguida, sofre o processo de transesterificação.

Para produzir biodiesel de girassol, os grãos da planta são prensados até que seja extraído o óleo puro, que, em seguida, sofre o processo de transesterificação

Como produzir biodiesel de girassol

O girassol é uma das mais versáteis culturas já existentes. Dentre os produtos derivados do girassol, temos materiais para isolamento acústico, silagem para alimentação animal, solventes orgânicos, óleo redutor de colesterol (excelente para a saúde humana), além do óleo acrescido de etanol e catalisador, para a fabricação de biocombustível.

Os grãos de girassol contêm cerca de 50% de ácidos graxos

Esse óleo é extraído dos grãos de girassol, que contêm cerca de 50% de ácidos graxos, 24% de proteínas, 20% de carboidratos e 4% de minerais. Uma tonelada de grãos pode produzir 400 kg de óleo, 250 kg de cascas e 350 kg de torta.

A produção nacional de girassol vem crescendo nos últimos anos

"Nos últimos anos, a produção nacional de girassol tem crescido aceleradamente, acompanhando o crescimento do consumo interno e deslocando progressivamente as importações do grão, tornando-se uma opção de negócio bastante promissora e rentável", ressalta a professora especialista Maria Regina Gonçalves Ungaro, do Curso CPT Cultivo e Processamento de Girassol.

O biodiesel de girassol pode ser usado em motores sem adaptação

Principalmente se o cultivo for direcionado para a produção de combustível. Características como o grau de pureza, tornam o óleo de girassol um excelente biocombustível, sem que haja a necessidade de adaptação de motores, como acontece com outros combustíveis vegetais.

O biocombustível de girassol tem rendimento de 10% a mais que o diesel comum

Tratores e caminhões que utilizam o biocombustível de girassol alcançam um rendimento de 10% por litro consumido a mais do que o diesel de petróleo. Além disso, os motores não apresentam desgaste nem avarias com o tempo.

O óleo de girassol utilizado na cozinha pode fazer funcionar motores

Pesquisas feitas pela USP - Universidade de São Paulo, concluíram que o mesmo óleo de girassol utilizado na culinária pode fazer funcionar motores de tratores e colheitadeiras em muitas propriedades onde foi testado.

O processo de produção de biodiesel do girassol funciona da seguinte forma:

- Após a seleção dos grãos de girassol, eles são encaminhados para a prensa;- Essa prensa pode ser pequena, com capacidade de 40 kg de grãos/hora;- Cada quilo de grãos de girassol pode produzir até 450 gramas de óleo;- A prensagem ocorre, a frio, de forma natural, sem aditivos;- O óleo obtido durante a prensagem é puro, livre de solventes;- Com a transesterificação, ou seja, a adição de etanol e de um catalisador ao óleo puro, o rendimento do motor com biodiesel de girassol torna-se ainda maior.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Cursos CPT.

Administrador 17-06-2015 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.