Catalisadores garantem sustentabilidade à produção de biodiesel

Catalisadores garantem sustentabilidade à produção de biodiesel. O uso de catalisadores impede os altos custos na cadeia de produção de biocombustíveis.

Catalisadores garantem sustentabilidade à produção de biodiesel O uso de catalisadores impede os altos custos na produção de biodiesel

Nosso país está no ranking dos líderes mundiais de uso de biocombustíveis. Atualmente, até 10% do biodiesel pode ser misturado ao diesel de petróleo, o que não era permitido antes. Os avanços tecnológicos promovidos por empresas, como a BASF, asseguram aos países da América do Sul insumos essenciais para garantir sustentabilidade à produção do biodiesel. O uso de catalisadores, desenvolvidos pela empresa, impede os altos custos na cadeia produtiva.

O Metilato de Sódio, por exemplo, é um catalisador utilizado em mínimas proporções, mas que acelera a velocidade das reações químicas. Sem a adição desse produto, o processo de produção de biodiesel seria economicamente inviável. Sendo assim, ele é um elemento indispensável à cadeia produtiva, pois garante um bom padrão de qualidade do biodiesel, além de permitir um alto rendimento do produto final.

Já o Lutropur MAS foi desenvolvido como ativador de tecnologias de biocombustíveis de segunda geração. Trata-se de um potente ácido orgânico, pouco corrosivo, livre de cloro, inodoro e de fácil manejo. Graças a essas características, ele garante maior eficiência ao processo e elimina efeitos secundários - como ocorre com outros tipos de ácido com funções similares. Além disso, o produto é biodegradável, com baixo teor de carbono.

Não podemos nos esquecer dos aditivos produzidos pela BASF, que permitem um melhor desempenho em combustíveis com biocombustíveis. Eles aumentam a eficiência do motor (e impedem falhas) para que os veículos apresentem um bom funcionamento. Sem falar que esses produtos mantêm o motor mais limpo, o que resulta em maior economia de combustível.

Em suma, os catalisadores garantem sustentabilidade à produção de biodiesel e os aditivos ajudam na redução de emissões de CO2 e melhor desempenho dos veículos. De fato, ambos apresentam vantagens econômicas e ambientais para o país.

Fonte: grupocultivar.com.br

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Biocombustíveis.

Administrador 10-04-2018 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.