Centro de Produções Técnicas

Bactérias são utilizadas na produção de etanol


bacterias etanol acucar cana 186x250 Bactérias são utilizadas na produção de etanol

Com a técnica, a rentabilidade na produção de etanol e açúcar é maior.

Com o objetivo de aumentar a produção de etanol e açúcar, pesquisadores da Fepagro – Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária – estão utilizando bactérias fixadoras de nitrogênio, chamadas de diazotróficas, na cultura de cana. A tecnologia permite que os produtores tenham menor custo de produção, uma vez que reduz e, em alguns casos até dispensa, o uso de fertilizantes químicos. Além disso, a rentabilidade na produção de etanol e açúcar é maior.

Os estudos foram iniciados em outubro de 2010. Uma primeira avaliação nas plantas foi feita após 60 dias. Em todos os experimentos foi comprovado o aumento da produção, em comparação com a cultura tradicional.

No início de junho foi feita a colheita das plantas utilizadas no experimento e os resultados estão sendo analisados. O experimento será reinstalado e ocorrerá a reinoculação de parcelas, a fim de avaliar a produção no segundo corte.

O uso dessa técnica pretende aumentar a produção e a qualidade da cana, diminuindo o uso de fertilizantes nitrogenados, o que assegura melhor saúde ao produtor e cuidados com o meio ambiente.

Texto de: Ariádine Morgan

Você também vai gostar de ler:

Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas