Agricultura familiar é beneficiada com a produção de biodiesel

As consequências boas do uso do biocombustível não são sentidas apenas no meio ambiente, mas também na economia e na sociedade. O aumento da produção de biodiesel no Brasil colabora para o desenvolvimento da agricultura familiar.

A política fiscal implantada há cinco anos já gerou mais de 100 mil empregos diretos no campo e, em toda a cadeia produtiva, esse valor chega a 1,3 milhão. No curso Produção de Biodiesel na Fazenda, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o professor Paulo Suarez destaca que "a atividade agrícola gera muito mais emprego do que a indústria do petróleo. Então, substituir derivados do petróleo por agrícolas leva ao aumento na geração de empregos, que ficam no campo".

Segundo o presidente executivo da União Brasileira do Biodiesel - Ubrabio - Odacir Klein, atualmente, 20% da produção de biocombustíveis no país provêm da agricultura familiar. Desse total, 90% é relativo ao cultivo de soja por pequenos produtores.

A oferta brasileira ainda é maior que a procura. Uma forma de igualar a demanda é aumentar a mistura do biodiesel ao combustível comum. Hoje, essa taxa é a B5, de 5%, a proposta é que chegue a B10, com 10% de mistura.

Texto de: Clara Peron

Administrador 18-07-2011 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.